Nesse artigo vou explicar o que é um blog de nicho e como você pode criar um blog de nicho e ganhar dinheiro online com ele. Mas alerto que ganhar dinheiro online com blogs é uma tarefa muito difícil, mas não impossível.

Você precisa entender que é possível ganhar dinheiro online com blogs, mas não sem muito trabalho, tanto para pesquisar os assuntos que serão tratados no blog, ou seja, o nicho do blog, como para divulgá-lo e entender como funciona a sua rentabilização.

Antes de entrar no assunto vamos esclarecer um ponto importante. Você pode ter um blog de nicho sem necessariamente querer ganhar dinheiro com ele. Esse artigo é voltado para quem quer ter um blog de nicho e ganhar dinheiro com ele. Para isso acontecer é essencial que seu blog seja um blog profissional.

O que é um blog de nicho?

Quando falamos em blog de nicho, estamos falando de um blog que trata de um assunto muito específico, para um determinado público, que é chamado de nicho de mercado.

Segundo a wikipédia

Nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa.

Então um blog de nicho é um blog que explora um público com necessidades específicas, e que são pouco explorados por outros blogs. Não quer dizer que o assunto tem que ser uma novidade, mas ele precisa ser pouco explorado por outros blogs e ter um público alvo (nicho de mercado) identificado e quantificado.

Vou deixar um exemplo prático. Um blog sobre carros explora uma das paixões do ser humano. Mas falar sobre carros é um assunto muito genérico, é como falar sobre futebol. Mas se você identifica um carro em especial e começa a falar somente sobre ele, ai você tem um blog de nicho.

Exercitando o exemplo prático. Você quer criar um blog de nicho sobre um carro em específico. Você então seleciona 2 ou 3 carros que gostaria de abordar. Vamos ficar somente com os carros nacionais e populares: Novo Uno, Gol Geração 5 e o New Fiesta. Agora que definiu os carros, precisa saber qual é mais procurado nos buscadores. Como fazer isso?

Uma maneira simples é através da ferramenta de palavras chave do Google Adwords. Acesse a página http://adwords.google.com e utilize a ferramenta. Antes de utilizar essa ferramenta sugiro que leia o artigo abaixo para entender o seu funcionamento.

Utilizei a ferramenta procurando por “novo uno”, “new fiesta” e “gol g5”. Veja a imagem abaixo.

keyword tools google

Ao fazer a pesquisa por essas palavras chave a ferramenta do Google nos dá a sugestão de algumas outras palavras chave relacionadas. As palavras chave mais pesquisadas para esse assunto são fiat, uno e gol. Essas são palavras que tem um fluxo de pesquisa muito alto, mas também uma concorrência muito alta e são muito específicas. O que queremos é um nicho de mercado dentro desse assunto, então vamos ao resultado de nossa pesquisa.

novo uno

Vamos analisar os resultados. A palavra chave “novo uno” está disparada na frente, ela possui 301.000 pesquisas mensais e ainda tem o reforço de outras palavras chave relacionadas que podem render visitas para seu blog de nicho, como por exemplo “novo fiat uno” e “novo fiat uno 2010”. Não considero aqui a palavra “fiat uno”, pois ela tem um grande fluxo de pesquisas (550.000), mas nem todos que procuram por esse termo estão necessariamente querendo informações sobre o “novo uno”, então poderão sair rapidamente de seu blog e serem apenas números a engrossar suas estatísticas, mas sem nenhum resultado satisfatório.

Como o artigo está ficando um pouco extenso, e para não confundir mais que esclarecer, vou parar o artigo por aqui. Isso lhe dará tempo para ler um pouco sobre o assunto e até já ir selecionando algumas palavras chave para seu nicho e pesquisá-las. Hoje ainda publico o final do artigo.

Leia a continuação do artigo sobre blogs de nicho

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Participe da conversa

15 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Gostei do artigo, se me permitir gostaria de acrescer a busca da palavra-chave para o nicho, uma verificação da tendência dessa mesma palavra-chave, pode-se por exemplo verificar entre um uno ano tal e outro ano diferente, a ferramenta que pode ajudar muito a analisar tendências das palavras chaves é o Google Trands,fica ai minha dica espero que ajude!

  2. Olá Gustavo

    Conseguir filtrar palavras-chaves é um passo muito importante para o crescimento do blog.

    Essa pesquisa no início parece um tanto esquisita, mas depois que o blogueiro pega o jeito ele descobre as vantagens de fazê-las.

    O problema é que antes de criar o blog muitos ainda não saibam dessas estratégias para conseguir palavras-chaves. Eu era um deles. Contudo, hoje o blog está criado e é preciso otimizá-lo, a fim de que aparece mais.

    Muito obrigado pelas valiosas dicas.

  3. Artigo Sensacional!

    Não tinha noção do que era blogs de nicho. Blogs de nicho pelo que entendi são blogs que falam sobre um assunto específico e não geral.

    Vou continuar com a leitura da segunda parte e já assinei o feed desse blog pois é muito bom!

    Abraços!

  4. Gostei muito do artigo, mas surgiu uma dúvida, qual a frequência que um blog nicho ou profissional devem ser alimentados?

  5. gostaria de criar um bloog de musicas eu sou dj mas no sei como motar um voçes poderiam me ajudar,achei muito enteresante nessecito de ajudas.
    agradeço desde já

  6. É muito interessante preciso criar um Blog para divulgar o meu trabalho e ganhar dinheiro divulgando o trabalho de outras pessoas, -Como um CLASSIFICADO. GOSTARIA de ter algumas páginas de informações e reportagem de com pessoas do Bairro.
    Levando o meu trabalho para fora das paredes e ao mesmo tempo tendo controle das matérias e propaganda.
    Conforme observei primeiro vou ter que aprender muito antes de concretizar o meu objetivo.

    1. Sandra,
      observou muito bem, leia muito a respeito, aprenda, isso não é tempo perdido, pelo contrário, tem que fazer parte do seu planejamento esse período em que estará aprendendo o negócio,
      abraço.