Nunca gostei de escrever artigos aqui no GF Soluções sobre como ganhar dinheiro na internet. Penso que já existem muitos blogs de qualidade que tratam com propriedade do assunto. Mas ultimamente tenho recebido alguns e-mails nesse sentido, e algumas pessoas tem me questionado também no Twitter e Google Buzz. Resolvi então escrever esse artigo e compartilhar como estou ganhando dinheiro com meus blogs e a internet.

Não tenho nenhuma fórmula secreta ou dica que nunca tenha sido revelada. Estou nessa profissão (sim, hoje tenho a ousadia de me considerar um profissonal na área de blogar, ou um ProBlogger) há apenas 2 anos (comecei em março de 2008) e aprendi muito nesse pouco tempo na Blogosfera. Acredito que o “segredo” do meu sucesso está justamente nesse fator, aprendizado! Sou uma pessoa curiosa e que vai em busca de solução para problemas que impedem o meu avanço… Foi assim que aprendi como criar um blog, depois o que era Google Adsense, o que era SEO, Blogger, WordPress… e assim fui aprendendo e me especializando na arte de blogar e ganhar dinheiro na internet.

ganhar dinheiro internet
Ganhando dinheiro com blogs

Creative Commons License photo credit: Tracy O

Hoje ganho, em média, mil dólares por mês somente com o Google Adsense, mas esse resultado não surgiu da noite para o dia, foi necessário (e ainda é) muito empenho, dedicação, trabalho (sim, para quem pensa que não, blogar dá trabalho, e muito!) e pesquisa. Utilizo ainda o Hotwords e comecei recentemente a testar a NetAffiliation e estou satisfeito, no momento, com esses 3 programas de afiliados.

Então o negócio é blogar por dinheiro?

Se você está blogando somente pelo dinheiro, dificilmente irá ganhar algum dinheiro significante com seu blog. A cada dia surgem centenas de novos blogs, com assuntos os mais variados, e a grande maioria não chega a seu 3º mês de vida. Blogar pode ser frustrante, cansativo, desanimador…Isso se você bloga somente por dinheiro! Agora se você bloga por que gosta de escrever, de compartilhar conhecimento, de mostrar seu amor por um determinado clube de futebol…Blogar pode ser estimulante, revigorante, animador.

Não blogo somente pelo dinheiro, e talvez por isso consiga ganhar dinheiro com meus blogs, mas também porque fiquei fascinado com o ambiente da Blogosfera, com a possibilidade de escrever e ser lido por pessoas de qualquer lugar, a qualquer hora, de compartilhar o conhecimento que encontro em minhas soluções de problemas. Quem lê meus textos e, principalmente, os que comentam em meus blogs, percebem rapidamente que meu intuito não é apenas ganhar dinheiro. Isso é uma consequência de algo feito com seriedade e prazer.

Ganhar dinheiro com blog

Conclusão

Tenho procurado escrever textos menores, que possam ser lidos, compreendidos e colocados em prática rapidamente. Por isso vou ficando por aqui nesse artigo, mas no próximo estarei revelando tudo o que aprendi, e coloco em prática, sobre o Google Adsense, para que você possa ganhar dinheiro com seu blog, se esse for o seu propósito com ele, é claro. E você, o que acha desse assunto? É válido blogar somente pelo dinheiro? Ou é necessário também colocar alma, sentimento, num blog? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários. Até a próxima!

Leia também esses artigos:

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Participe da conversa

78 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Este mês ja fiz 40 dolares com o google e olha que conteudo estou fazendo aos poucos e crescendo com o meu blog e esta bem indexado no google.

    Uma pergunta. O que você usa quando alguém comenta aparece logo abaixo o que postei no meu site aqui no seu junto com o meu comentário?

  2. blogar da muito trabalho sim, e olha que eu nem faço isso; Tenho apenas um site, mas conheço blogueiros que assim como voce Gustavo ralam pra caramba e merecem cada centavo que ganham.

  3. OLÁ GUSTAVO !
    ESTOU TENTANDO FAZER UM BLOG SOBRE CONSELHO DO CORAÇÃO, GOSTARIA DE AJUDAR PESSOAS COM MINHAS EXPERIENCIAS, E QUERIA MONTAR UM SO RECICLAGEM , TIPO O DO LUXO DO LIXO MAIS NÃO ENTENDO NADA , COMO CONSIGO EZPLICAÇÃOES DETALHADAS DE COMO PROCEDER ?
    SIM ACABO DE LER SUA MATERIA PARABÉNS VC É UM EXEMPLO DE PESSOA SE TODOS FOSSEM COMO VC O MUNDO SERIA BEM MELHOR!!!ABRÇOS QUERIDO NÃO ESQUEÇA DE ME MANDAR OS PROXIMOS !!!!!

  4. Boas informações! Deu até vontade de voltar a colocar AdSense no meu blog. Por ter ficado muito irritado com o faturamento do blog, deletei todos os blocos de anúncios do AdSense. E, ainda, escrevi um artigo dizendo que não iria mais fazer propaganda no espaço. Agora, se voltar atrás, os leitores vão dizer que eu não cumpro com o que digo. Porém, gostaria de alguma renda, mesmo que fosse somente para pagar as despesas de hospedagem, Internet e domínio. Talvez ainda consiga um patrocinador.

    1. Rouberval,
      obrigado pelo comentário. Conseguir um patrocinador para o blog é algo complicado, mas que pode ser feito sim. Eu prefiro trabalhar com Adsense e hotwords, basta entender o funcionamento e trabalhar muito no conteúdo que você consegue retorno,
      abraço.

  5. Bom dia GF Soluções !

    gostaria de enviar matérias online para o Google Adsense.

    Como proceder?

    Saudações

    Amilcar Almada

  6. Tudo muito bom…agora, a pergunta que não quer calar (mais uma !!!)..
    Quantos blogs vc usa para ganhar o valor descrito ???
    Abraços

    1. César,
      para ganhar esse valor utilizo apenas 1.
      mas tenho vários outros e hoje o meu valor está bem acima desse e em 2011 pretendo, no mínimo, dobrar o que estou ganhando hoje.
      Mas volto a dizer, tudo que sei, coloquei nessa série de artigos sobre o Adsense.
      Abraço e Feliz 2011!

  7. Olá!
    Por cliques indevidos (não de minha parte) o adsense excluiu minha conta e parei de rentabilizar e mesmo assim tirava apenas 1.5 dollares por dia.

    Gostaria de saber de você tem como me ajudar a rentabilizar o meu blog e se tem alguma forma de voltar a ter o Adsense, pois até agora, NADA!

    Obrigada e aguardo

    Marilene

  8. Parabéns pelo blog e pela postagem!

    Eu mantenho um blog que ainda vai fazer um ano, sobre cabelos e coisas de interesse feminino…. Estou muito longe de ter um ganho como o seu, mas não me desanimo, pois faço porque gosto. É uma ocupação maravilhosa e acho que o prazer vem em primeiro lugar…. Os lucros são apenas uma consequência.

    Beijos!!!

      1. O site estava no ar, mas já voltou. O seu banner se encontra dentro dos posts, se revezando aleatoriamente com outro. Portanto, se você acessar e o banner não aparecer aperte F5, pois como eu disse os banners estão se revezando.

  9. Concordo com você.Devemos fazer nossas escolhas com sabedoria e imparcialidades.E colocar dosagens de amor e disciplina para que possa funcionar de uma forma prazeroza. E com isso sermos bem sucedidos. Estou adorando a maneira como você passa o conhecimento, é de fácil entendimento e muito esclarecedor.
    Muitos sucessos em tua vida.

  10. Bom, se você não tem amor não adianta nada! Se não gostar do que faz não vai para frente. Você por acaso já viu um adolescente que não goste de trabalhar com venda(por exemplo) e virar um gerente no futuro proóximo? NÃO ! Só vira gerente se tiver lábia e gostar do que faz, esse é o meu modo de ver meu blog, qur tá no começo ainda…

  11. Bom Gustavo,tenho outra duvida.Recentemente registrei um dominio e redirecionei meu blog para ele.tenho que mudar algunha coisa nas configurações do adsense.

    1. Não é preciso, mas se você utiliza critérios, e tem um relatório programado por url, ele começará a mostrar zero, então o que será necessário é criar um critério por url para seu novo domínio, apenas para questão de acompanhamento dos ganhos.
      abraço.

  12. Muito bom o texto!

    Você se é ilegal os sites que transmitem jogos de futebol
    ao vivo, e se tem como fazer com um blog.

    Se não for ilegal claro.

  13. Olá Gustavo, acabei de entrar no seu site e não sei ainda o que fazer para participar, interagir com os demais seguidores. Ainda tenho muitas dúvidas a respeito e espero aprender logo o caminho certo a seguir.
    Sou totalmente leiga no assunto e vim para participar de coisas bacanas que tenho certeza estão aqui. Gostaria também de saber como faço para ter seguidores em meu blog, que fiz recentemente com muita dificuldade. Um grande abraço e muito sucesso.

  14. Mto bacana, Gustavo, qdo alguém divide experiencias, preciso informaçoes sobre como colocar nova postagem, ja tentei mas nao salva e diz que há erro no formulário. Já tentei várias maneiras e nada. Se puder, gostaria de uma dica urgente, o blog é temporário, pois é pra nota na escola. Obrigada.

  15. Olha, cara, gostei da matéria. Sou blogueiro desde 2008 mas ainda não me considero um pro no assunto, pelo contrário, estou ainda engatinhando no assunto.Claro que pretendo ganhar dinheiro com blog, mas o meu intuito mesmo é levar o conhecimento e curiosidades para quem pelo mundo se interessar… se puder me dar dicas, agradeço.

  16. Gustavo, suas dicas têm realmente esclarecido muitas de minhas dúvidas. Que bom que tem pessoas dispostas a compartilhar seu conhecimento, aliás, isso têm sido uma das coisas que me cativaram na blogsfera. Não acho que ninguém que busque, exclusivamente o dinheiro, vá ter muito sucesso ao criar um blog, é preciso, como você frizou, antes de tudo, gostar de escrever, e eu, gosto muito, as vezes fico um pouco travada pelo ambiente do blog que é meio novo p mim. Mas é claro que pretendo sim, unir o útil ao agradável e, se meu blog sobreviver aos temíveis primeiros três meses, ganhar algum dinheiro com ele.

    1. Mara,
      obrigado pelo comentário, espero que seu blog passe a marca dos três meses.
      Uma dica, coloque menos anúncios na lateral do blog, deixe no máximo 1, e coloque um abaixo do título do artigo.
      abraço.

  17. Posso falar pra vc com sinceridade? Cheguei aqui através de um artigo no Ferramentas Blog, esse sim tem me ajudado bastante. Vc escreveu um otimo texto, como leitura.Mas não disse nada diferente do que todo blogueiro experiente não já saiba.
    Mantenho um blog já a 2 anos, e é muito elogiado e visitado. É bem divulgado em praticamente todas as redes sociais possíveis, tem anuncios do adsense que pus apenas como experimento. Olhando o teu blog, eu não vi nada que me interesse a voltar aqui e muito menos a clicar em algum anúncio. E quando paro para analisar os dados do Analytics no meu blog, vejo que cada dia que passa, aumentam as visitas, no momento já passam de 1000 por dia, e não tem download, não tem figurinha, é quase só texto, uma foto ou outra, ou video quando é estritamente necessário, pois as pessoas usam a internet em busca de alguma informação, coisas novas, pesquisa, etc.
    Então, vc escreve um texto e diz que temos que gostar do que fazemos. Acho que isso é obvio pra todo mundo que pretende ter um blog. Mas essa historia de temos que gostar de escrever e pesquisar, etc, e blogar dá trabalho, etc, e o dinheiro vem como consequência disso eu acho que é falácia, mentira.
    Tenho um amigo blogueiro que depois de quase 1 ano conseguiu receber do adsense míseros U$100. E olha que o blog dele tem de tudo que imaginar, portanto amigos blogueiros, se quer ganhar dinheiro mesmo com blog, não caiam em papo furado, tratem o seu blog como uma verdadeira empresa, uma loja.

    1. “Bella”,
      gostaria de conhecer seu blog…gosto de conhecer os blogs dos meus visitantes. Com essa prática já conheci diversos blogs interessantes, o seu pode ser um desses…
      Quanto ao meu artigo, não mudo um só ponto do que escrevi, apesar de aceitar seus “argumentos”, mas o que escrevi são experiências que tenho tido com meus blogs.
      Quero fazer apenas um destaque em cima de uma frase que você escreveu,
      “Vc escreveu um otimo texto, como leitura.Mas não disse nada diferente do que todo blogueiro experiente não já saiba.”
      creio que você não leu o artigo com a devida atenção, pois escrevi o seguinte “Não tenho nenhuma fórmula secreta ou dica que nunca tenha sido revelada.”, então em momento algum disse que tinha uma dica diferente, ou uma fórmula que serviria para todos,
      abraço.

    2. Concordo com Bella. É igual ao livro “O Segredo”. Quem está ganhando é quem publicou o livro, o filme, etc. Google Adsense dá dinheiro a quem divulga “use Adsense”. A Google deve estar por trás pagando para isso… Admiro seu esforço e sua sorte ter pego esta chance.

  18. Cara sinceramente você atingiu a sua meta de nos ajudar com pequenos textos e tentando minimizar uma ideia.
    Agradeço muito por isso pois meu blog agora ta mais para site com suas dicas!
    Muita jente diz que é disperdicio de tempo criar um blog pois nunca se alcança algo , mas você tem toda a razão… Se uma pessoa põe sua alma no blog( como vc) pode alcançar fama sucesso e dinheiro sem nem mesmo querer chegar a este ponto

    parabéns ,

    Espero que continue ganhando assim ou mais!

  19. Olá Gustavo!

    Parabéns você merece seus ganhos e que tripliquem logo,só aconselharia a você a ter mais programas de afiliados para monetizar e aumentar seus ganhos,a netaffiliaiton é uma das melhores mais tem concorrentes que pagam pelos ganhos de seus referidos e não é só uma vez como esta faz,por exemplo 10% dos ganhos para sempre é algo melhor do que ganhar uma vez e pronto,concorda?até porque imagine se a N.A. trabalhasse assim você estaria ganhando até hoje com aquele primeiro afiliado que você indicou,não seria justo?
    Sei que não é necessário falar sobre isto contigo,porque você já é quase um Dinossauro da internet!!rsrsrs kkkk

    Abraço e mais sucesso $$ !!!

    1. Rafael,
      obrigado pelo comentário. aprendi nesse curto espaço de tempo que sou blogueiro, e até já escrevi algumas vezes aqui, que menos é mais…rs…quanto mais programas de afiliados tiver, mais espalhado estão seus ganhos…prefiro concentrar em programas que conheço e trazem retorno concreto e garantido, mas obrigado pela dica,
      um abraço.

  20. Olá Gustavo – primeira vez que visito por aqui e o que me atraiu foi o tema do seu post. Não pelo motivo de ganhar $ e sim, como entender todo o processo. Assim como você, sou apaixonado por estudar esse universo dos blog´s e me considero um aprendiz. Tenho buscado informações, leituras e cursos específicos na área. Sou fotógrafo, possuo meu site e blog, mas desejo muito mais do que divulgar minhas fotos. Quero poder aprender a blogar! Caso um dia ocorra algum ganho ficarei contente, hoje o mais importante é aprender o que temos de ferramentas para que o conteúdo do Blog seja expressivo e que faça com que os visitantes se tornem fiéis leitores. Obrigado por compartilhar. Abç!

    1. Laercio,
      gostei muito de seu trabalho, parabéns!
      continue buscando conhecimento na área de blogar. gostei muito de seu blog e site, e principalmente da percepção que você teve ao separar um do outro, ficou muito legal!
      um abraço.

  21. Eu acho que o mais importante em um blog é passar aquilo que você sabe para as outras pessoas, é poder ensinar o que você aprendeu, claro que o dinheiro hoje está em toda a parte mas não podemos deixar de lado a parte boa de mostrar o que se sabe.

  22. No meu caso, ainda nem 1 mês tem o meu Blog e estou a adorar partilhar o meu conhecimento. Claro que tenho anúncios no meu Blog, mas não me preocupo muito com isso, nem com os links “nofolow”. Quero é partilhar os meus conhecimentos com os visitantes. Tenho muitas ideias para implementar no meu Blog e isso para mim é um desafio!

    Descobri hoje este Blog do qual vou ser seguidor porque tem matérias muito boas.

    Abraços.

  23. Querido Amigo Gustavo
    Antes que nada perdone que escriba en español; resulta que entiendo bien el portugués en lectura, pero no sé escribirlo.
    No sé si está enterado que alojo su blog en mi propio blog desde hace como 9 meses, en la lista de blogs que sigo; luego de aquella campaña que iniciaras de ‘No al bloqueo de blogs en las universidades y en el trabajo’.
    Suelo leer sus comentarios, que siempre tratan de informar sobre conocimientos del buen manejo de un blog, de las técnicas más efectivas, etc.; aunque rara vez comento.
    En este caso he decidido comentar pues tiene un título tentador aunque muy mercantilizado en la net.
    Cualquiera que entre en la net se encontrará con frecuencia con ofertas de ganar dinero inmediatamente, casi como un azar, por nada a cambio, o quizá poniendo una inversión previa, o los famosos sorteos de freeloto, etc. Mis hijos sentencian con frecuencia: ¡Mamá, nadie regala dinero, y mucho menos en Internet!jaaa, especialmente cuando quieren usar el ordenador que tengo yo ocupado.
    Ahora bien, resulta que no tengo dinero para invertir, y la fortuna en el azar parece no acompañarme, lo único que tengo es un poco de tiempo ( cada vez menos) para dedicarme a escribir y hacer algunos trabajos de creación práctica con herramientas de diseño y con pikasa; y claro, mantener el contacto con mis seguidores o leer y comentar en los blogs amigos.
    He intentado mucho eso de mejorar mi rendimiento de adsense, pero las instrucciones venían, al principio, solo en inglés, que no manejo ni medianamente.
    Por tanto, estaré atenta a los próximos, pues si bien lo más importante es comunicarme, con gente de todo el mundo, de EXPRESARME LIBREMENTE, de crear un nuevo estilo de comunicación, y un nuevo estilo de creación literaria… TODO ES NUEVO CON EL INTERNET!

    TE FELICITO GUSTAVO POR TU APORTE A LA BLOGOSFERA, POR TU DEDICACIÓN, POR TUS ESTUDIOS, POR COMUNICAR TUS CONOCIMIENTOS, Y ¡POR TENER ÉXITO MUY MERECIDO EN ELLO!, pues dice una frase: “el éxito es fácil de obtener. Lo difícil es merecerlo” (Albert Camus)

    fraterno abrazo desde Asunción

    1. MarCrispa,
      quando quiser comentar em Espanhol fique a vontade, é um prazer tê-la aqui comentando…fico muito agradecido por suas palavras e, principalmente, pela citação, com a qual concordo plenamente,
      um grande abraço.

  24. Ola Gustavo, gosto muito de internet, mais muitas vezes me vejo perdida com tanta informação, não consegui ainda me foca em um objetivo claro, ja que num universo global como a rede me perco facil e distraiu-me também, criei um blog e tenho dificuldades em cadastra-lo no advenced mas leio sempre suas dicas espero um dia poder ganhar algo com a internet pois, até o momento só gastos… Obrigada e parabéns pelos artigos.

    1. Alessandra,
      realmente a internet possui muitas informações, e isso, principalmente para quem está começando, pode mais atrapalhar que ajudar…aconselho que trace objetivos claros para seu blog e seja rigorosa consigo mesma para cumpri-los, ai o sucesso virá,
      um abraço.

  25. Super interessante e muito oportuno o post. Tenho um blog há pouco tempo e meu intuito maior é a divulgação de conteúdos para um público plural e também poder atingir futuros clientes.
    Parabéns pelo post e doravante serei seguidor do site e blog.

  26. Olá, Gustavo!

    É sempre ótimo ler artigos como o seu! Gosto mesmo de ver as pessoas fazendo o que gostam e sendo recompensadas por isso. Em seu caso, isso fica claro para todos: você tem uma atenção com todos os visitantes que é mesmo exemplar.

    Confesso que ainda estou engantinhando no assunto “ganhar dinheiro com blog”. Já recebo algum retorno, mas ainda muito inferior ao valor que você cita. É mais um motivo para acompanhar com interesse seus próximos posts.

    Um abraço e parabéns pelo sucesso!

    1. Adelson,
      obrigado pelo comentário.
      Pelo seu ranking no Alexa e pela qualidade dos artigos que escreve fico surpreso que não ganhe um valor bem próximo do meu…creio que minhas dicas poderão lhe ajudar e muito,
      um abraço.

  27. Pessoal,

    Ainda não sou problogger como o Gustavo, mas, se Deus permitir, chegarei lá. Ainda não me preparei devidamente para isto, principalmente porque estou priorizando, no momento, concluir a faculdade. Tenho também dois anos na blogosfera e o que tem me mantido é o desejo de servir as pessoas e o que o próprio Gustavo já disse: “gostar de escrever, compartilhar conhecimento…”
    Quando ganhar meu primeiro milzão venho aqui contar..rs…, enquanto isto, sigo aprendendo aqui no GF Soluções.

  28. Olá Gustavo,

    Quando vi o tema do post logo fiquei curioso, acompanho o seu blog há muito tempo, pensei: o Gustavo escrevendo sobre “ganhar dinehiro na internet”?.

    E mais uma vez vejo o porquê da sua fórmula de sucesso; dedicação, empenho, honestidade, prestativo e muito mais. Não me lembro de nenhum blogeiro informar seus ganhos com Adsense.

    O tema ganhar dinheiro na internet, ainda é para alguns um grande desafio. Mas como você destacou é muito trabalho, estudo, etc, não existe fórmula mágica. Mas as portas estão abertas para todos.

    Particularmente tenho obtido rendimentos com a internet de 2 formas, ainda não cheguei a mil dólares mensais,estou bem longe disto, hehehe. Mas quero chegar lá.

    Parabéns pelo post, e aguardo o próximo.

    Jan Carle

  29. Não tenho dúvida, que o maior segredo do sucesso na internet é justamente trabalhar por prazer e não necessariamente pelo dinheiro e você é uma prova viva disso, consegue atingir resultados desejados por muitos, diante de bastante trabalho, compromisso e dedicação.

    Parabéns, Gustavo! Continue com o espetacular trabalho!

    Forte abraço!

  30. Olá Gustavo!
    Acho que o que ajuda mesmo a ganhar dinheiro são duas coisas: conteúdos relevantes, que as pessoas realmente procuram, e tráfego, muito tráfego. E você tem as duas coisas…
    Eu não.. mas estou tentando…
    Mas, como você disse, não se deve blogar só para ganhar dinheiro, eu ganho praticamente nada com o meu, mas faço porque gosto, acho que um dia vem a recompensa, se não vier também, não tem problema, gosto mesmo.
    Um abraço!

    1. Sandra,
      muito obrigado pelo comentário, fico muito grato pelas suas palavras. você tem talento e adoro ler os seus artigos, então creio que o retorno virá logo,
      um abraço.

  31. Prezado Gustavo,
    Não tenho muita certeza, mas acho que é a 1ª vez que tenho a possibilidade de comentar aqui.
    Gostaria de dizer que vc foi a 1ª pessoa que achei qdo comecei a criar o meu blog (que hoje são quase 3).
    No início (em fevereiro) eu não sabia nada, nada mesmo, nem onde ligava o computador na lan house rsrs. Pagava o maior mico.
    Agora tem 1 mês que conseguimos internet em casa, aí ficou mais fácil.
    Realmente, percebe-se que vc escreve porque quer partilhar o que sabe. Fica muito visível isso.
    Realmente, é super trabalhoso, criar, pensar o que vai postar e o que me alegra foi a informação que vc trouxe. Que existem blogs que não passam de 3 meses. Estou chegando no 3° mês. Ai meu Deus.
    Entretanto, embora conheça muito pouco desse universo dos blogs, desde menina queria ser escritora. Adoro escrever e tentar com isso trazer reflexão para nossas vidas.
    É por isso que fico horas tentando aprender um pouquinho mais todo dia.
    Mas vale a pena,né.
    Quanto a ganhar $ na internet, para mim, que estou trabalhando sem remuneração (dona de casa) é claro que $ é bem vindo. Eu acredito entretanto, que $ é o resultado ou consequência de algo que foi trabalhado antes.
    Muito grata pela sua dedicação neste espaço. Suas palavras sempre nos fazem bem.
    Um abraço

    1. Liliane,
      são comentários como o seu que me motivam a compartilhar meu conhecimento e experiências, muito obrigado, espero vê-la mais vezes pelos comentários,
      um grande abraço.