Esse artigo é um Guest Post escrito por Ana Karenina. Ela é servidora pública federal, especialista em Administração Pública e possui o blog Escritos Ideológicos. Se você ainda não conhece o blog Escritos Ideológicos aconselho que acesse e assine os feeds do blog, você não se arrependerá.
A informação do seu blog não é só o que você publica em forma de postagem ou artigos, a informação está em todo o seu blog, mas onde ela se encontra? Como identificá-la? No artigo Como medir a qualidade da informação do blog, eu falei sobre um estudo nessa área que diz que os principais elementos informacionais considerados para determinar a qualidade de um blog são: Autoria, Conteúdo, Navegabilidade, Design e Critérios gerais
“A informação para ser considerada de qualidade deve preencher alguns requisitos que já constituem consenso entre os profissionais da área. Assim, a informação de qualidade deve ser acurada, relevante, pertinente, oportuna, confiável, atual, acessível e tanto física, como psicologicamente consistente.” (ROCHA, 1993 p. 142)
“Gerir a informação é, assim, decidir o que fazer com base em informação e decidir o que fazer sobre informação. É ter a capacidade de seleccionar dum repositório de informação disponível aquela que é relevante para uma determinada decisão e, também, construir a estrutura e o design desse repositório.” (ZORRINHO, 1995, p. 146)
Os blogs cujo foco principal é informar sobre determinado tipo de nicho ou conteúdo, muitos deles profissionais ou corporativos, precisam gerenciar melhor as informações que disponibilizam para os seus leitores, pois se quiserem ser levados a sério no meio em que atuam e serem considerados referência precisam lembrar que o leitor é um cliennte em potencial.
Há maneiras de fortalecer a imagem de um profissional através de um blog na blogosfera:
No caso dos blogs, além dessa preocupação com a informação a ser disponibilizada para o leitor, não podemos esquecer de fortalecer os relacionamentos, seja simpático e bem relacionado com seus leitores e clientes, aproxime-se do seu leitor, digo isto porque as relações de consumo levam também em consideração fatores psicológicos e sociais, por mais que o conteúdo seja bem escrito(conforme as regras gramaticais) ele poderá não ser bom o suficiente para aquele leitor que se sente desprestigiado tanto porque a informação não é de qualidade porque não é útil para ele, quanto por não ser bem valorizado pelo autor. Os blogs profissionais e corporativos não precisam ser tão imparciais e frios no trato com os seus leitores e clientes.
Para concluir
Se você não é um blogueiro profissional nem tem pretensões de ser, não leve tão a sério o que foi dito aqui, mas se quer se profissionalizar e ganhar dinheiro com isso precisa entender que as questões levantadas neste artigo são essenciais para dar mais qualidade ao seu conteúdo, produto ou serviço.
Blogar para entretenimento é uma coisa, blogar para vender um produto ou um serviço é outra, o público é diferente, o foco é outro e as formas de abordagem devem ser bem direcionadas.
Mais sobre informação na web
Fontes de pesquisa:
-
ROCHA, Eliana da Conceição, GOMES, Suely Henrique de A. Gestão da qualidade em unidades de informação. Ciência da Informação, Brasília, v.22, n.2, p.142 152, maio/ago. 1993.
-
ZORRINHO, C. (1995)-Gestão da Informação. Condição para Vencer. Iapmei
E você o que acha? Você se preocupa com a informação do seu blog? O que você considera importante disponibilizar para o leitor?
Crédito imagem: http://www.digitalbirmingham.co.uk/
Parabéns pelo blog!
Sarah
Com certeza um blog precisa ter um bom conteúdo de qualidade que vá de encontro as necessidades dos leitores.Acredito que eu esteja contribuindo para fazer bons conteúdos no meu, antes de postar me preocupo com o assunto que irei dizer e se de alguma forma ajudará aquela pessoa.É sempre bom também ouvir os leitores para o que eles desejam ler..
Olá Vivian, você faz muito bem, a forma mais interessante de fidelizar os leitores é justamente escrevendo sobre assuntos que sejam de interesse deles.
Um blog é feito de conteúdo, então um blog de qualidade precisa de conteúdo de qualidade.
Oi Empreendedor, Isso tem tudo a ver mesmo, rs
Olá Gustavo!
Artigo de qualidade este, falando exatamente sobre a qualidade dos blogs!
A Ana escreve com foco e de forma suave.
É gostoso ler seus artigos, além de serem educativos!
Grande abraço!
Olá Tomé, fico feliz que tenha gostado do artigo, tento escrever de modo simples pra todo mundo entender o que quero passar.