Como ter um blog com informação de qualidade?

Esse artigo é um Guest Post escrito por Ana Karenina. Ela é servidora pública federal, especialista em Administração Pública e possui o blog Escritos Ideológicos. Se você ainda não conhece o blog Escritos Ideológicos aconselho que acesse e assine os feeds do blog, você não se arrependerá.

A informação do seu blog não é só o que você publica em forma de postagem ou artigos, a informação está em todo o seu blog, mas onde ela se encontra? Como identificá-la? No artigo Como medir a qualidade da informação do blog, eu falei sobre um estudo nessa área que diz que os principais elementos informacionais considerados para determinar a qualidade de um blog são: Autoria, Conteúdo, Navegabilidade, Design e Critérios gerais


“A informação para ser considerada de qualidade deve preencher alguns requisitos que já constituem consenso entre os profissionais da área. Assim, a informação de qualidade deve ser acurada, relevante, pertinente, oportuna, confiável, atual, acessível e tanto física, como psicologicamente consistente.” (ROCHA, 1993 p. 142)

“Gerir a informação é, assim, decidir o que fazer com base em informação e decidir o que fazer sobre informação. É ter a capacidade de seleccionar dum repositório de informação disponível aquela que é relevante para uma determinada decisão e, também, construir a estrutura e o design desse repositório.” (ZORRINHO, 1995, p. 146)

dicas, blog, blogosfera, informação

Os blogs cujo foco principal é informar sobre determinado tipo de nicho ou conteúdo, muitos deles profissionais ou corporativos, precisam gerenciar melhor as informações que disponibilizam para os seus leitores, pois se quiserem ser levados a sério no meio em que atuam e serem considerados referência precisam lembrar que o leitor é um cliennte em potencial.

Há maneiras de fortalecer a imagem de um profissional através de um blog na blogosfera:

 

No caso dos blogs, além dessa preocupação com a informação a ser disponibilizada para o leitor, não podemos esquecer de fortalecer os relacionamentos, seja simpático e bem relacionado com seus leitores e clientes, aproxime-se do seu leitor, digo isto porque as relações de consumo levam também em consideração fatores psicológicos e sociais, por mais que o conteúdo seja bem escrito(conforme as regras gramaticais) ele poderá não ser bom o suficiente para aquele leitor que se sente desprestigiado tanto porque a informação não é de qualidade porque não é útil para ele, quanto por não ser bem valorizado pelo autor. Os blogs profissionais e corporativos não precisam ser tão imparciais e frios no trato com os seus leitores e clientes.

Para concluir

Se você não é um blogueiro profissional nem tem pretensões de ser, não leve tão a sério o que foi dito aqui, mas se quer se profissionalizar e ganhar dinheiro com isso precisa entender que as questões levantadas neste artigo são essenciais para dar mais qualidade ao seu conteúdo, produto ou serviço.

 

Blogar para entretenimento é uma coisa, blogar para vender um produto ou um serviço é outra, o público é diferente, o foco é outro e as formas de abordagem devem ser bem direcionadas.

 

Mais sobre informação na web

 

 

Fontes de pesquisa:

  • ROCHA, Eliana da Conceição, GOMES, Suely Henrique de A. Gestão da qualidade em unidades de informação. Ciência da Informação, Brasília, v.22, n.2, p.142 152, maio/ago. 1993.
  • ZORRINHO, C. (1995)-Gestão da Informação. Condição para Vencer. Iapmei

E você o que acha? Você se preocupa com a informação do seu blog? O que você considera importante disponibilizar para o leitor?

Crédito imagem: http://www.digitalbirmingham.co.uk/

Como ter um blog com informação de qualidade?
Rate this post

0 thoughts on “Como ter um blog com informação de qualidade?”

Deixe uma resposta