Como tornar seu blog popular – Parte I

Quer saber como tornar seu blog popular?

Nesse artigo irei relacionar alguns fatores que podem tornar seu blog popular, mas não espere nenhum truque ou algum código que irá fazer isso por você. Assim como criar um blog é algo simples, torná-lo um blog popular é algo difícil, na mesma proporção.


Antes de continuar a leitura entenda que seu blog faz parte de algo maior que ele, a blogosfera, que possui regras informais que devem ser seguidas para a boa convivência.

O que é um blog popular?

Já falei em pra que criar um blog e como atrair leitores para seus artigos mas nada tem a ver com ter um blog popular. Um blog popular possui muitos comentários em seus artigos e é constantemente linkado por outros blogs pela qualidade de seus textos. Não levo aqui em consideração a quantidade de visitantes e/ou pageviews, pois muitos blogs tem números expressivos (como os de downloads e pirataria), mas não possuem links e comentários expressivos.

14 passos para tornar seu blog popular

1. Nome do blog – Escolha um nome simples de memorizar, para que os leitores sempre se lembrem do nome do seu blog. Pode ser diferente da URL, já que os browsers de hoje conseguem localizar facilmente um link através do nome do blog.

2. Sequência de atualização – Defina uma sequência de atualização para o blog e seja fiel a esse sequência. Pense dessa maneira, se você não for fiel ao blog por que seus leitores seriam?

Christmas Season's Over

Creative Commons License photo credit: kozumel

3. Cuidado com a publicidade – Tome muito cuidado com o excesso de publicidade no blog. O leitor está a procura de informação e poderá se sentir ofendido com esse excesso. O ideal é que você alcance uma quantidade significativa de artigos antes de pensar em colocar adsense, ou qualquer outro programa para ganhar dinheiro com o blog.

4. Publicação de textos – Não tenha pressa em publicar seus textos, leia com atenção, corrija os erros de português e defina um título que dê a noção exata do que aguarda o leitor.

5. Link outros blogs – Exercite a política da boa vizinhança. Quando escrever um artigo busque textos relacionados ao assunto e link no seu texto. Um link sincero agrada os leitores que terão uma informação mais embasada e ao blogueiro linkado que se sentirá valorizado. Conheça o movimento blogs unidos.

6. Crie um BlogRoll – Crie uma seção Recomendo no seu blog, e não estou falando aqui de troca de links, mas sim de indicação de blogs que você lê e considera relevantes para seus leitores.

7. Cuidado com as parcerias – Analise com cuidado suas parcerias, não associe o nome de seu blog a pornografia, pirataria, e qualquer outro conteúdo que não está de acordo com o público que visita seu blog. Leia o artigo como conseguir uma parceria de valor para meu blog.

8. Comente em outros blogs – Leu um texto interessante em outro blog? Comente.

9. Responda os comentários – Se programe para responder a todos os comentários deixados no seu blog. Eu procuro responder aos comentários por e-mail, respondo no blog apenas quando é uma dúvida que pode acrescentar ao conteúdo do artigo.

10. Aprenda a fazer parcerias – Evite pedir parcerias, para entender como fazer parcerias leia o artigo do The Best como conseguir melhores parcerias e troca de links.

11. Se apresente para os buscadores – Cadastre seu blog nos buscadores, para que a indexação dos seus artigos seja mais rápida.

12. Utilize técnicas de SEO – Não sabe o que é SEO? Então acesse o Mestre SEO e confira o tutorial que eles disponibilizam sobre SEO. Faça um curso de SEO gratuitamente.

13. Escreva Guest PostsGuest posts significa, literalmente, artigos de convidados, ou seja, você é convidado para escrever em outro blog. A vantagem é que você irá colocar um texto seu em um blog com maior visibilidade. Se o seu texto agradar aos leitores do blog certamente eles visitarão seu blog também. Aqui no GF Soluções estamos abertos a Guest Posts, basta entrar em contato para conversarmos melhor.

14. Redes Sociais – Participe de redes sociais como Orkut, diHITT, Rec6, Facebook, Twitter, entre outras. A divulgação em redes sociais irá alavancar o seu blog no começo, antes da indexação pelos buscadores como o Google, e irá suprir a necessidade de buscar parcerias logo nos primeiros dias de vida do blog. Esse assunto é tão amplo que decidi parar o artigo por aqui e fazer uma continuação amanhã somente sobre o assunto redes sociais.

Leia o segundo artigo da série

Como tornar seu blog popular – Parte I
Rate this post

130 thoughts on “Como tornar seu blog popular – Parte I”

Deixe uma resposta