Como verificar se o seu blog foi penalizado pelo Google

Uma das piores coisas que pode acontecer a um blog é ser penalizado pelo Google. Veja o caso do Blog do Caipira, que me motivou a escrever esse artigo. Ele teve uma queda em suas visitas e não sabia o motivo, mas consultei o seu domínio nas ferramentas que mostrarei abaixo e tudo está normal.

Mas quais motivos podem levar o Google a “banir” um blog dos seus resultados? Nesse artigo irei relacionar alguns motivos bem conhecidos e no final irei mostrar como ter certeza se você foi, ou não, penalizado pelo Google.


Como ser penalizado pelo Google?

  1. Conteúdo automático ou duplicado
  2. Técnicas de Black Hat SEO
  3. Links com sites penalizados pelo Google
  4. Distribuir vírus e Malwares

Esses são alguns motivos que levam um blog a ser penalizado, mas existem muitos outros. Veja aqui 10 formas de ser banido do Google e Como ser banido do Google em 8 passos. Acesse também a ajuda do Webmasters Tools e leia o documento na íntegra.

Down Mainstreet
Creative Commons License photo credit: jmlawlor

Será que fui penalizado pelo Google?

Se está sentindo que suas visitas estão diminuindo você pode ter sido penalizado pelo Google e banido dos resultados do buscador. Quer ter certeza? Então utilize uma das duas ferramentas relacionadas abaixo:

  • Cuwhois – coloque o endereço de seu blog e clique em “Averiguar” para saber se está penalizado ou não.
  • Banchecker – Essa ferramenta é um pouco mais completa. Ela mostra quantas páginas estão indexadas no Google e fala se está banido do Google e do Google Adsense. (A ferramenta não está funcionando).

Se você tiver sido penalizado fique calmo. O primeiro passo é descobrir por que. Geralmente é enviado um e-mail para o responsável pelo blog penalizado. Por isso é importante manter o e-mail cadastrado no blog atualizado e verificá-lo com frequência. Depois que descobrir a causa do problema procure solucioná-lo. Aproveite esse momento para ler o documento para Webmasters e verificar se existe mais algum problema com seu domínio.

Depois que tudo estiver resolvido faça o pedido de reconsideração. Seja sincero no relato do problema. Escreva um texto relatando o que estava acontecendo e o que foi feito. Quanto mais detalhar melhor. Agora é só aguardar o resultado.

Atualização em 02 de março de 2011

Como alguns amigos relataram que as ferramentas estão com problemas, segue uma dica mais simples. Acesso o buscador do Google www.google.com.br e escreva site: e o link de seu blog, no meu caso, ficaria assim site:gfsolucoes.net/gustavo. É o jeito mais rápido, se não aparecer nada, com certeza seu blog foi banido.

Como verificar se o seu blog foi penalizado pelo Google
Rate this post

49 thoughts on “Como verificar se o seu blog foi penalizado pelo Google”

Deixe uma resposta