Elaborar um Plano de Negócios é um ponto crucial para o sucesso de um novo negócio. Se você é empreendedor, talvez já esteja cansado de saber a importância de elaborar um plano de negócios. Ou talvez não e esteja perdido no processo, sem saber o que fazer e por onde começar.

E encontrando-se perdidos, eles podem acabar cometendo muitos erros. E erros ao elaborar plano de negócios são muito perigosos para o futuro do empreendimento.

5 erros para evitar ao elaborar um plano de negócios

Por isso esse artigo busca te orientar sobre “o que não fazer” na hora de criar um plano de negócios. E, para isso, nós separamos aqui 5 erros bastante comuns de quem está elaborando esse documento.

1 – Informações poucas e inconsistentes

Elaborar um Plano de Negócios

Um plano de negócios é um instrumento altamente essencial para identificar a viabilidade do negócio, conhecer seu público, entender melhor seus produtos ou serviços e as soluções que ele oferece, etc.

Logo, se houverem poucas informações ou informações incompletas, de nada ele servirá. Um plano de negócios é como uma bússola que guia o empresário até o destino desejado, logo, se não estiver funcionando direito, não te levará aonde quer e precisa chegar.

2 – Ficar muito otimista com uma ideia

Não há como saber se uma ideia de negócio é ou não boa e se será lucrativa sem antes fazer um planejamento. Nisso, elaborar um plano de negócio é a etapa crucial de todo o processo.

Muitos empresários acabam se empolgando demais e veem coisas que não existem no produto ou serviço ou mesmo acreditam em algo que não é a realidade, por exemplo: “nós vamos lançar esse produto e teremos muitas vendas porque nosso produto/serviço oferece qualidade”.

No entanto, quantos produtos e serviços disponíveis no mercado hoje não tem a mesma proposta?

Nos negócios não há como ser otimista sem antes testar a viabilidade de uma ideia. E para isso o plano de negócios está aí.

3 – Não pesquisar seus concorrentes

Talvez por medo ou mesmo por julgarem não ser isso importante, mas existem muitos empreendedores e empresários que não pesquisam a concorrência na hora de criar um plano de negócios.

Não há produtos ou serviços que não tenham competidores, por mais que a sua solução seja algo diferente. E é por isso que você deve pesquisar seus concorrentes, descobrir o diferencial deles e também quais os desafios para conseguir ingressar nesse mercado ou segmento.

4 – Não pesquisar sobre o mercado ou segmento

Outro dos erros ao elaborar um plano de negócios é não pesquisar a fundo o mercado onde atuará.

Muitas pessoas que vão elaborar esse documento fazem uma pesquisa rápida do mercado ou segmento qual irão atuar e pronto. Mas entender como o mercado funciona, quem são seus clientes, etc, é uma das etapas fundamentais para a criação de um plano de negócios eficaz.

5 – Esquecer-se de analisar o financeiro

Eis aqui outro dos graves erros ao elaborar um plano de negócios: não avaliar a parte financeira.

Há dinheiro suficiente para arcar com os custos do negócio? Verba para abertura da empresa, contratação de contador, pagamento de impostos, aquisição de equipamentos, de ferramenta, etc?

Você pode sim ter metas desafiadoras, mas é necessário que sua realidade seja embasada no valor em caixa.

E por falar nisso, outra coisa importante aqui é fazer previsões para, assim, estar preparado para o caso de imprevistos.

Comece agora mesmo a elaborar seu plano de negócios

E, se você tem grandes dúvidas sobre elaboração do seu plano de negócios, tenho uma última dica para você.

Para começar a elaborar seu plano de negócios da maneira correta, clique no link abaixo e confira o que o Diego Coutinho, idealizador do Portal Pequenos Negócios Lucrativos, tem para te falar sobre o assunto.

Espero que esse artigo te ajude a elaborar seu plano de negócios e que seu empreendimento seja um grande sucesso.

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.