Aniversário GF: A história do blogueiro Gustavo Freitas

No mês de Maio (mais precisamente no dia 15) o GF Soluções completa 2 anos no ar. E para comemorar vamos publicar vários Guest Posts de blogueiros contando suas histórias e experiências vividas até chegarem ao ponto de se considerarem blogueiros de verdade. Dessa maneira espero poder, junto com alguns amigos que já confirmaram seus artigos, ajudar você que está começando a não cometer alguns erros que nós cometemos no início. E para participar da maneira correta das comemorações, também vou contar aqui um pouco de minha história como blogueiro.

Minha história como blogueiro

Minha história como blogueiro começou bem antes que eu soubesse o que era um blog e tivesse o desejo de criar o meu. Em Junho de 2007 comecei a escrever alguns artigos para o DevMedia, como o artigo A Importância do Departamento de TI nas Empresas. O grande número de visitas que tive nesses artigos me despertou para algo maior, mas ainda não sabia o que poderia ser feito.


Logo depois criei um blog no Blogger, mas não sabia o que fazer e não houve qualquer planejamento, o que me fez desistir dele rapidamente. Nessa mesma época registrei o domínio www.gfsolucoes.net. Em Janeiro de 2008 fui passar 15 dias de férias com a família na cidade de Conceição da Barra, levando comigo 2 livros.

Um sobre administração de redes em Linux (do Morimoto) e outro do Dan Tapscott (Wikinomics). Esse último livro transformou meu pensamento. Comecei a pesquisar ainda mais sobre web 2.0 e colaboração em massa. No final de Janeiro criei o GF Soluções, um site feito em Joomla onde postava notícias de tecnologia e alguns tutoriais.

Comecei a ter acesso a alguns blogs de alta qualidade como o Repórter Net, Blog do Vicente e o Visão Panorâmica, e comecei a entender que era aquilo que eu queria…eu queria blogar. Em Março de 2008 criei 2 blogs na plataforma blogger, um deles reativado em 2009, o Quero Criar um Blog. Algum tempo depois ouvi falar em WordPress e comecei a pesquisar a respeito. Em Maio de 2008, após uma odisséia, consegui criar o Blog do Gustavo. Em Setembro de 2008 resolvi profissionalizar o blog e fiz várias mudanças relatadas no artigo Blog do Gustavo termina hoje!, entre elas a mudança do nome para GF Soluções.

No ano passado, nessa mesma época, quando o blog fez 1 ano no ar pude comemorar com uma promoção muito legal e uma série de artigos para ajudar os amigos blogueiros a alcançar o sucesso. Escrevi alguns detalhes do primeiro ano no artigo GF Soluções: 1 ano de vida, sucesso e colaboração.

Claro que minha história não fica limitada ao GF Soluções, mas ele é o blog onde consegui me mostrar para a blogosfera, e será sempre o blog que irei citar em primeiro lugar em minha trajetória. Alguns números do blog nesses dois anos:

  • Visitantes: +1.100.000
  • PageViews: +1.650.000
  • Artigos: 736
  • Comentários: +5.800
  • Assinantes de Feeds: 1.576
  • Seguidores no Twitter: 1.252

Outros blogs/sites que possuo:

Durante a semana, a começar por segunda-feira (03/05), começam a ser publicados os Guest Posts do blogueiros que foram convidados e enviaram os textos. Espero que o aniversário do GF Soluções possa lhe fazer bem, trazendo conhecimentos e experiências valiosíssimas.

Acompanhe todos os artigos do 2º aniversário clicando no banner abaixo:

aniversario gf solucoes

Aniversário GF: A história do blogueiro Gustavo Freitas
Rate this post

0 thoughts on “Aniversário GF: A história do blogueiro Gustavo Freitas”

Deixe uma resposta