Google Adsense está alterando as regras do jogo, atenção!

O Júnior Silva escreveu um artigo no Quero Criar um Blog que me chamou a atenção. No artigo ele explica que o Google vai punir sites e blogs que abusam de anúncios em suas páginas, ou melhor, que abusam de anúncios antes da dobra. Essa diretriz está sendo chamada de Page Layout pela posição que fica na página.

Como trabalho com consultoria na área de monetização, com o principal produto sendo o Google Adsense, fui atrás de mais informações para saber o que precisaria alterar em meus blogs e nos blogs de meus clientes para não ter problemas com o Google. Afinal queda nas visitas quer dizer queda nos ganhos com o Google Adsense e qualquer outro programa de afiliados.


O que o Google diz a respeito

Matt Cutts, Chefe da equipe de Web Spam do Google, disse recentemente no Pubcon (9 de novembro) que os sites e blogs que não priorizam o conteúdo antes da dobra, podem ter problemas com as pesquisas no Google.

Isso quer dizer, se você aproveita o espaço antes da dobra (parte da página que é mostrada quando se abre um blog, sem necessidade de rolar a página) para colocar somente anúncios, deixando dessa maneira seu visitante confuso e gerando cliques sem necessidade, você pode ser penalizado no mecanismo de pesquisa. Suas visitas irão cair. E isso não tem nada a ver com o Google Panda.

O que o Google Adsense diz a respeito

O Google Adsense está mudando as regras do jogo, atenção! O título do artigo não é mero acaso.

O Google Adsense, através do tópico de ajuda Onde devo colocar anúncios do Google em minhas páginas? orientava, conforme a imagem abaixo, quais seriam os melhores locais para inserir seus anúncios.

Inclusive o Google diz, nessa página:

Determinados locais tendem a ser melhores que outros. Este “mapa de pontos preferenciais” representa a posição ideal em uma página. As cores vão do laranja escuro (melhor desempenho) ao amarelo claro (pior desempenho). De maneira geral, os anúncios posicionados acima da dobra normalmente têm um desempenho melhor do que aqueles posicionados abaixo da dobra. Os anúncios posicionados próximo a regiões ricas em conteúdo e a elementos de navegação apresentam bom desempenho porque os usuários concentram a atenção nessas áreas da página.

melhor local para anuncios do google - antigo

Repare na imagem, os anúncios estão em volta do conteúdo. Todos os editores do Google Adsense que tem alguma experiência com o programa de afiliados utilizam essa imagem para se basear no momento de começar a fazer testes em seus blogs. E não somente para o Google Adsense, mas para qualquer outro programa de afiliados e venda direta de anúncios. Mas isso não vale mais e se você seguir as orientações dessa página, poderá ser punido.

A página de orientação para colocação de anúncios no seu blog agora é Práticas recomendadas para o layout de sites e anúncios. E temos novas imagens, não mais alertando para os melhores locais para posicionamento, mas sim para como o conteúdo deve aparecer para o visitante de sua página. Blogs que colocam somente anúncios antes da dobra, não colocando qualquer conteúdo, podem ver suas visitas cairem rapidamente.

melhor local para anuncios do google

Esse é um modelo de página que, segundo o Google, prioriza o conteúdo aos anúncios. Na página de práticas recomendadas você encontrará ainda mais duas imagens, uma mostrando outro exemplo correto e uma com um exemplo de página que pode ser punida.

Como evitar ser punido pelo Google devido a anúncios no blog

O Google dá algumas orientações que podem nos ajudar a não sermos punidos pelo mecanismo de busca.

  1. Pense primeiro em seu visitante, crie uma página que seja fácil de navegar e encontrar o conteúdo.
  2. Escolha estilos de anúncios que os visitantes possam ler com facilidade.
  3. Os anúncios não podem atrapalhar o visitante a encontrar o que procura, principalmente antes da dobra.
  4. Seus anúncios tem que ser parecer com anúncios, ou seja, não tente enganar o visitante, induzindo ele a clicar em anúncios pensando que é conteúdo ou um link para download.
  5. Não alinhe anúncios com imagens (lado a lado) ou próximo a botões de download ou que imitem a formatação dos anúncios.
  6. Não tente induzir ao clique, chamando os anúncios por outros nomes como recursos ou outra maneira que engane o visitante.
  7. Não coloque anúncios em lugares que podem ser confundidos com links de menu, navegação ou download (abaixo do menu?).
  8. Você pode colocar 3 blocos de anúncios, 3 blocos de links e 2 caixas de pesquisa em cada página, mas não faça isso, pois pode haver problemas para encontrar o conteúdo.
  9. Pergunte a si mesmo: Meu conteúdo é fácil de encontrar? É fácil diferenciar o conteúdo e os anúncios do meu site? Se a resposta das duas perguntas for sim, você está no caminho certo.

Existe uma ferramenta do Google que pode lhe ajudar a entender se o seu conteúdo está correto ou não, a http://as-abovethefold.appspot.com/. Basta digitar a url de um de seus artigos e fazer o teste. Se algo estiver fora das especificações, proceda as mudanças.

Conclusão

É lógico que o Google precisa, constantemente, fazer alterações em seus produtos. Nós como editores de conteúdo e utilizadores dos programas de afiliados, precisamos ficar atentos a essas mudanças, para não sermos pegos desprevinidos.

Você já está avisado, agora é com você, procure analisar os pontos que foram destacados aqui no artigo em seu blog e se algo não estiver de acordo, altere imediatamente.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Google Adsense está alterando as regras do jogo, atenção!
Rate this post

36 thoughts on “Google Adsense está alterando as regras do jogo, atenção!”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.