Instalando plugins no WordPress

Quando comecei a utilizar o wordpress, senti uma grande diferença, pois estava no Blogger, onde não temos muitas opções para instalar plugins e por isso “apanhei” um pouco até conseguir instalar com sucesso algum plugin. Pensando nisso, resolvi escrever um pequeno tutorial de como instalar plugins no WordPress.


Nesse tutorial estarei passando os passos gerais, ou seja, que são utilizados para instalação em todos os plugins, para uma instalação específica de algum plugin o correto é procurar um tutorial específico para ele. Os passos gerais para instalar um plugin no WordPress são:

1. Localize o plugin que deseja e faça o download do arquivo zipado.

2. Descompacte o arquivo. Obs.: aqui vai uma dica importante nesse passo, quando descompactado, irá criar uma pasta e dentro dessa pasta estará os arquivos que devem ser transferidos para o servidor (passo 3) exemplo: plugin/plugin/arquivos.php, para o servidor mande a segunda pasta plugin, pois a primeira foi criada pelo programa utilizado para compactar os arquivos e em alguns casos atrapalha o funcionamento do plugin ou sua instalação.

3. Utilizando um cliente de FTP (eu utilizo o Filezilla) faça o upload da pasta para o servidor que hospeda sua instalação do wordpress (ex.: “diretoriowordpress”/wp-content/plugins, onde o nome em aspas deverá ser substituído pelo nome da instalação de seu wp, o meu fica em gfsolucoes.net/gustavo/wp-content/plugins). Qualquer dúvida nesse item procure o suporte de sua hospedagem.

4. Abra o admin de seu blog  e clique em plugins. O plugin transportado para o servidor aparecerá ai se tudo foi feito da maneira sugerida. Agora basta clicar em ativar e ele já será localizado no menu padrão do plugin e poderá ser configurado. Daqui em diante muda muito de um plugin para outro, sendo necessário, em alguns casos, procurar um tutorial específico para ele.

Leia outros artigos relacionados ao WordPress:

Instalando plugins no WordPress
Rate this post

16 thoughts on “Instalando plugins no WordPress”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.