Esse artigo é um Guest Post escrito por Michel Freitas. Ele é natural de Linhares (ES), repórter e locutor noticiarista da Rede de Rádio Litoral FM. Você o encontra também no Facebook. Se você quiser também escrever um Guest Post no GF Soluções, basta entrar em contato pelo formulário.
Esse texto com a história de um vídeo de humor que se transformou em um comercial sensacional do SPOLETO.
Sou assinante do canal do blog Kibe loco no facebook e quero dividir com vocês uma experiência vivida pelos gestores do blog que mostra claramente a mudança que vive hoje o setor da mídia e da propaganda. O blog já tem 10 anos na internet e no começo fazer piada com empresas era garantia de ligações de advogados das mesmas ou até processos judiciais para os gestores do blog, que no começo, se assustavam, pois eram jovens com um projeto em iniciação e receber um processo nesse período era uma dor de cabeça.
Nenhum dos processos trouxeram problemas para o blog e com o tempo os empresários pararam de se incomodar e recentemente até pagam diretamente ou por meio de suas agências de publicidade para que as piadas citem sua marca em uma espécie de merchandising digital.
Recentemente um episódio publicado no blog intitulado de portas dos fundos fez uma piada com um mau atendimento prestado em uma rede de fast food (SPOLETO). O vídeo a seguir contém alguns palavrões, caso se sinta ofendido não assista!
Depois desse vídeo a rede tinha “tudo” para processar os criadores do Kibe Loco, mas foi nesse momento que alguém do SPOLETO enxergou à frente e com muita criatividade usou o vídeo e favor da empresa para uma publicidade positiva.
A simplicidade de desenvolver outro vídeo de continuação e intitulado com o nome da empresa foi tratada em uma conversa descontraída e informal em um boteco no Baixo Gávea no Rio de Janeiro. Nesta conversa, que reuniu não só os representantes da publicidade da empresa como o assessor de imprensa, mas também os donos do SPOLETO e os gestores do blog Kibe Loco. Além disso, os próprios donos pediram que o primeiro vídeo fosse intitulado com o nome da empresa, assim como o segundo em continuação.
O segundo vídeo, além de sensacional trabalhou de forma criativa uma verdadeira propaganda da empresa, e mostra como hoje em dia é possível enxergar até nas reclamações e nas brincadeiras ácidas em forma de humor um comercial legal de linguagem direta com o seu cliente. Acompanhe o segundo vídeo.
E você, o que achou da situação? Deixe seu comentário e vamos conversar a respeito.
Perfeito. Para rir, para aprender, para aplicar em crises nos nossos próprios investimentos.
Emanuel,
obrigado pelo comentário.
Abraço.
Na campus party, uma das primeiras palestras , o Nizan Guanaes falava justamente isso, que as empresas tem de aprender a transformar crises em oportunidades e foui exatamente o que o marketing da spoleto fez, podia ter sido uma crise, eles saíram por cima, e ganharam publicidade gratuita, já que vários blogs postaram a ação simplesmente por que o vídeo é engraçado.Ponto pra eles! =p
Almy,
obrigado por complementar o artigo com a informação da Campus Party.
Abraço.
Caramba !!!
Me escangalhei de rir e ao mesmo tempo achei muito inteligente a forma como foi contornada a situação.
Isso mostra que nós brasileiros sempre estaremos na frente das grande “potencias” do mundo no quesito criatividade.
Esse foi um dos melhores artigos que eu li e vi em blog até hoje.
Um forte abraço e sucesso sempre…
Mauricio,
o Michel foi muito feliz mesmo no artigo. E o exemplo da ação da empresa mostra que ter excelentes profissionais na área de marketing e publicidade, que entendam como funciona a internet, é essencial nesses momentos de crise.
Abraço.