Há 12 anos simplificando a Tecnologia e a Internet

Lojas online e os seus erros mais comuns

O Covid-19 obrigou muitos brasileiros a ficarem pelas suas casas, longe de suas rotinas e em situação de teletrabalho. Para outros, significou ainda uma quebra nos rendimentos. Isto motivou um aumento na busca por soluções, incluindo no e-commerce. Venha conhecer os erros a evitar na criação de lojas online.

Neste momento, o mundo está atravessando um complexo período de sua história. O Covid-19 se transformou numa verdadeira pandemia e as pessoas foram obrigadas a alterar por completo as suas rotinas, optando pelo confinamento, o isolamento social e a quarentena.

Essa situação está motivando muitas preocupações econômicas, não apenas entre as empresas – onde setor do turismo, do desporto e respetivas apostas e da produção sentiram já o abalo financeiro – mas também entre as pessoas comuns.

Com rendimentos reduzidos ou mesmo sem rendimentos, muitas se pessoas se encontram, agora, buscando alternativas de trabalho que consigam realizar sem precisarem de sair de suas casas.

Se, por um lado, isto está estimulando uma nova corrente de empreendedorismo, por outro levanta algumas questões sobre o efetivo potencial de sucesso que possa existir no mercado digital.

Assim, hoje, olhamos alguns dos erros mais frequentes dos empreendedores digitais, para que possa evitá-los caso inicie um negócio no mundo do comércio eletrônico.

1. Não se preocupar com a identidade da marca

Ainda que não lhe pareça muito importante, a verdade é que, no momento de criação da marca, existem elementos que são totalmente definidores do seu potencial de sucesso, incluindo o nome, o logótipo e o slogan.

Quando cria a marca é muito importante que tenha atenção a estes aspetos e que defina, também, quais os princípios que regem a marca e os objetivos que a guiarão ao longo de todo o processo.

A falta destes elementos poderá fazer com que a marca não chegue ao seu público e, como tal, não tenha sucesso.

2. Fazer uma má seleção dos produtos

Lojas online e os seus erros mais comuns

Se você não estudar as tendências poderá escolher de forma bastante errada quais são os artigos que os clientes procuram.

Não siga apenas a sua intuição. Estude os artigos que estão na moda e adeque a sua empresa a este tipo de tendência.

Além disso, preocupe-se ainda com a forma como exibe os produtos aos consumidores. Lembre-se de que as imagens com maior qualidade serão mais apelativas para quem vê o seu site.

3. Descurar a passagem de informação

Existe uma grande tendência para que os empreendedores considerem desnecessária a criação de uma página de Termos e Condições, havendo inclusive a piada de que ninguém os lê. Isso não é verdade!

Os Termos e Condições, bem como uma forma direta de contacto para o esclarecimento de dúvidas é fundamental para que uma empresa online possa ter sucesso.

Se todas as normas e passos estiverem bem explícitos, isso ajuda o cliente a ter maior confiança na página e confere à marca um pendor importante de transparência.

4. Ter demasiada publicidade

Um site pode colocar publicidade para garantir que consegue alguns rendimentos mas um uso excessivo desse recurso ou o aparecimento de demasiados pop-ups pode afastar os clientes.

Gustavo Freitas
web 2.0

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.