O que acontece quando um blog completa 2 anos?

Hoje, 15 de maio de 2010, o GF Soluções completa 2 anos no ar! Mas o que acontece quando um blog completa seu segundo ano no ar? Ele comemora, e muito, pois não é todo dia que isso acontece. Geralmente os blogs morrem no seu 3º mês no ar, por vários motivos que não vou abordar aqui nesse momento. Mas o GF Soluções permaneceu no ar, passou pelo 1º aniversário e agora chega a seu 2º aniversário.


blogGustavo

A foto acima foi tirada numa palestra, em 2008, quando o blog tinha apenas alguns dias que estava no ar, mais precisamente 7 dias. O artigo mostrado é Antivírus é perda de dinheiro e mostra qual era a linha no início do projeto. Nesses 2 anos aprendi muito sobre blogs, blogosfera, redes sociais, monetização de blogs, SEO e web 2.0. Agradeço aos amigos e a minha família que sempre me apóia em meus projetos.

O aniversário é do GF Soluções, mas quem ganha é você

Nesse 2º aniversário não teremos o sorteio de prêmios, infelizmente não consegui patrocinadores suficientes para o prêmio que gostaria de oferecer, mas durante os primeiros dias de maio já publiquei alguns presentes para nossos leitores. Entrei em contato com os amigos blogueiros e fui recompensado com vários artigos (guest posts) de blogueiros contando sua história, como surgiu a ideia de ser blogueiro e os obstáculos superados.

Para ler um dos guest posts publicados até o momento basta escolher no final do artigo ou clicar aqui e ler todos os artigos na categoria 2º aniversário. Espero que gostem dos presentes e aproveitem as experiências relatadas, não somente para a construção de um blog, mas na formação como cidadão também.

Alguns números do GF Soluções nesses 2 anos

Como no 1º aniversário fiz uma relação de alguns números estatísticos, resolvi fazer aqui um paralelo entre os dois períodos:

Histórico dos últimos 2 anos do GF Soluções
Descrição Ano 1 Ano 2 Total
Visitantes únicos 369.000 783.000 1.152.000
Pageviews 550.000 1.159.000 1.709.000
Número de artigos 547 207 754
Número de comentários 2.500 3.589 6.089
Assinantes de feeds Não divulgado 1.627 1.627
Seguidores no Twitter 0 1.278 1.278

Confesso que a evolução nesse último ano foi muito acima do esperado, já que precisei diminuir drasticamente o número de artigos publicados (foram apenas 207 contra 547 no ano anterior) pois estava no último ano da faculdade e precisava me dedicar a monografia.

Espero contar com vocês durante esse 3º ano que se inicia e poder ajudá-los a tornar a tecnologia simples e ao alcance de todos, pois esse sempre foi o objetivo principal do GF Soluções.

O que acontece quando um blog completa 2 anos?
Rate this post

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: https://gfsolucoes.net

0 Comentários

    • Fábio,
      obrigado, o caminho não foi fácil, mas faria tudo de novo…rs…
      um abraço.

    • Arthurius,
      seu blog foi um dos primeiros que comecei a acompanhar e sempre fiquei admirado com sua linha de artigos, foi um dos primeiros blogueiros que me espelhei pra tentar chegar há algum lugar,
      um grande abraço.

    • Carlos,
      muito obrigado, todos os dias batalho muito para escrever artigos e quando ouvimos elogios assim isso nos dá energia extra,
      um abraço.

  1. Gustavo,

    O GF Soluções tem conteúdo, pra mim requisito principal, dentre outros, para manter um portal “vivo”. Não é preciso nem dizer (já dizendo) que você é um exemplo de problogger. Não é à toa que é o GF Soluções é o blog mais acessado por mim – põe aí na estatística (rs).
    Parabéns pelo 2º aniversário e que estes anos se multipliquem.
    E que Deus abençoe a ti e família.
    .-= Luis Marcos Leite publicou o artigo Prêmio Técnico Empreendedor 2010 – categorias técnico e tecnólogo =-.

    • Luis,
      fico muito grato por suas palavras e desejo o mesmo para você e sua família,
      um grande abraço.

  2. Gustavo, realmente, assim feito disse o Marcos Lemos, um blog chegar aos dois anos de vida não é tão difícil quanto permanecer com a mesma originalidade e qualidade, mas, sei que com ajuda dos amigos e principalmente da família, conseguimos ir muito longe e sem dúvida alguma, posso afirmar com toda convicção que você pode a vai chegar muito mais longe do que imagina, pois, sua determinação e compromisso permitirão essa façanha.

    Parabéns, um grande abraço e que Deus continue iluminando sua vida e seu trabalho!
    .-= Laurentino Mello publicou o artigo Nova reforma ortografica para Office 2007. =-.

    • Laurentino, você disse tudo…com ajuda dos amigos e da família chegamos muito além do que pensamos…e isso eu tenho, graças a Deus!
      um abraço.

  3. Thiago Reis

    Parabens pelos belos posts em comemoração ao 2° ano do gf soluções meu primeiro comentário aqui mais ja aconpanho este blog a 8 meses com orgulho.

    PARABENS GF SOLUÇÕES!
    .-= Thiago Reis publicou o artigo Wright Ms. Meets Mr. Right, mas eles vão ser um par? =-.

    • Thiago,
      que bom que fez o primeiro comentário, fiquei muito feliz.
      visitei seu blog, sucesso pra você!

  4. Sou um admirador do trabalho do Gustavo e considero o GF Soluções como um dos melhores blogs de tecnologia do Brasil, principalmente porque seus posts são didáticos e acessíveis a qualquer leitor, desde o leigo até o mais técnico.

    Em 14 de novembro de 2008 o GF Soluções foi escolhido como o Blog da Semana no Informação Virtual – http://bit.ly/5CKSCm e depois foi escolhido pelos leitores do IV como o Blog do Mês de Novembro do mesmo ano, com 53,33% dos votos – http://bit.ly/YkOMY

    Em conjunto, criamos no início de 2009 a campanha “Diga Não ao Bloqueio de Blogs” – http://bit.ly/1z91In – que se tornou um grande sucesso na Internet e inclusive ganhou o apoio do Ministério da Cultura – http://bit.ly/qZKcv

    Em maio do mesmo ano, o Gustavo gentilmente concedeu uma entrevista ao Informação Virtual, e este post ainda hoje é um dos mais lidos do blog – http://bit.ly/1pFwCr

    Portanto, parabenizo o GF Soluções pelos 2 anos de vida e por esta belíssima trajetória.

    Torço para que o Gustavo tenha cada vez mais sucesso, pois ele é, acima de tudo, um grande sujeito.

    Abraços,

    Rodrigo R. Neto
    Informação Virtual – @iv_blog

    Ps.: Gustavo, me desculpe pela quantidade de links neste comentário. 🙂
    .-= Rodrigo R. Neto publicou o artigo Celular, uma excelente ferramenta na educação =-.

    • Rodrigo,
      obrigado pelo comentário, cada vez me sinto mais motivado para continuar o trabalho aqui no GF Soluções,
      um grande abraço.

  5. Boa noite,

    Se é que ainda vou a tempo, não queria perder a oportunidade de dar os meus parabéns pelo aniversário do blogue e, também pelo excelente trabalho que têm desenvolvido.

    Tenho a certeza de que vão comemorar aniversários durante muitos mais anos, posto que a técnica evolui e a v/disposição de ajudar irá acompanhando os sinais dos tempos.

    Bem Hajam

    Cumprimentos de,

    César Ramos
    (um v/seguidor)
    .-= César Ramos publicou o artigo « 170º ANIVERSÁRIO de TCHAIKOWSKY =-.

    • César,
      muito obrigado pelo comentário, vou continuar trabalhando sério para que outros aniversários possam acontecer por aqui,
      um abraço.

  6. Gustavo,

    Completar 2 anos de blog é um acontecimento raro, onde mais raro ainda é completar esse tempo sendo muito ativo, original e com tanta qualidade quanto este que vemos aqui.
    Você ocupa um lugar importante na blogosfera e todos reconhecemos isso.

    Parabéns e mais sucesso!
    .-= Marcos Lemos publicou o artigo Gadget menu de ícones sociais para Blog =-.

    • Marcos,
      é muito importante para mim ouvir isso, principalmente vindo de você, que é um blogueiro da primeira linha em minha opinião,
      um grande abraço e sucesso!

  7. Parabéns pelo aniversário do blog. Queria dizer que não são apenas dois anos, mas sim dois anos de muita QUALIDADE. Obrigada por dividir todas estas coisas conosco.
    Beijos
    Patty Martins
    .-= Aqui na Cozinha publicou o artigo Músculo ao Vinho Tinto. Carne de segunda vestida para festa. =-.

    • Patty,
      obrigado pelo comentário, principalmente a parte da qualidade.vou continuar dividindo com vocês o meu conhecimento por muito tempo ainda,
      um abraço.

Deixe uma resposta