Programar é grátis, pense nisso!

Nos links da semana 50 coloquei um que está pedindo um artigo exclusivo. Talvez por ser relacionado com o que estou envolvido no momento, ou por eu gostar (apesar de ainda não dominar) muito do assunto.

Estou falando da Campanha: programar é grátis! do Marco Gomes. Estou indo para o último ano de faculdade (Sistemas de Informação) e meu projeto de conclusão de curso irá passar pela construção de um software. Já escolhi a linguagem de programação, o SGBD e a área que será abordada no aplicativo.


Estou muito envolvido nesse recesso escolar para aprender a linguagem que irei utilizar e aperfeiçoar as técnicas de Engenharia de requisitos. Por isso o assunto programação está sempre ao meu redor nesses últimos dias. E pensando no que escrever pra hoje resolvi dar uma “força” para os que estão pensando, ou não, em seguir uma carreira na área de programação, banco de dados, desenvolvimento de jogos.

Techno Punk
Creative Commons License photo credit: gonzo_photo

Campanha: Programar é grátis!

Vou seguir a linha do Marco Gomes e afirmar, programar é grátis. E vou me atrever a ir mais além. Ser profissional de TI é grátis. Não vou me ater a área global de TI nesse artigo, mas tudo que aprendi para ser profissional de TI aprendi com apostilas e cursos gratuitos na web. O resto veio com a experiência de trabalho.

Você pode dizer que não é grátis, que existem custos como acesso a web e energia para manter um computador ligado, ou tinta para imprimir cursos em texto. Agora eu pergunto, se você já tem conexão com a web o custo já existe? Já paga a conta de energia pelo uso do computador em outras atividades?

Agora se você não tem acesso a web o custo ainda pode ser zero. Peça um amigo para baixar apostilas pra você. Ou baixe no mesmo computador que está lendo esse artigo. Não tem dinheiro para imprimir? Tudo bem, isso não é empecilho, leia no computador mesmo. Não seja desanimado, pelo contrário, ânimo pois um novo ano se inicia e o momento é de se profissionalizar.

Como escrevi no artigo Piratas do vale do silício as oportunidades surgem para todos. Esteja preparado para a sua oportunidade. Para lhe ajudar na tarefa de aprendizagem em uma linguagem de programação, vou listar abaixo alguns cursos e sites onde é possível aprender gratuitamente. Você verá tanto cursos online como cursos em pdf ou apostila. Escolha o que melhor lhe servir e vá em frente. Precisa de ajuda? Cadastre-se em fóruns ou listas de e-mail no Yahoo ou Google. Corra atrás para ficar na frente!

  • Aprenda em Casa – vários cursos na área de informática. De programação a Linux.
  • Iped – cursos gratuitos de Linux, html e PHP. Existem outros cursos mais são pagos.
  • Curso de PHP – esse curso pode ser baixado no Baixaki e é um curso completo de PHP.
  • CriarWeb – vários artigos sobre programação voltada para Web. também possui ótimas dicas de programas a serem utilizados.
  • Apostilando – apostilas para qualquer área de informática.
  • HTML Staff – várias dicas na área de informática, para várias áreas principalmente programação e banco de dados. Ideal para tirar dúvidas ou procurar algo específico.
  • IMasters – vários artigos na área de programação e informática em geral. possui também um ótimo fórum.
  • CDTC – Órgão do governo que disponibiliza diversos cursos na área de informática. No momento existem cursos disponíveis na área de programação em PHP e Ajax.
  • Webcasts Microsoft – A Microsoft possui várias Webcastas voltadas para a área de programação e banco de dados, confira!

Essa foi uma seleção feita rapidamente nos mecanismos de busca. Vá em busca de seus objetivos, batalhe. Não espere para começar 2009 batalhando pelos seus objetivos, faça isso agora! Boa sorte!

Programar é grátis, pense nisso!
Rate this post

15 thoughts on “Programar é grátis, pense nisso!”

Deixe uma resposta