O que é Webquest? Como utilizar em sala de aula? Como auxiliar o processo de ensino-aprendizagem? Confira tudo no artigo.
Esse artigo foi publicado originalmente em 23 de outubro de 2012.
Desde que tive minha monografia de pós graduação aprovada tinha o projeto de publicar esse artigo, abordando Webquests, mas o tempo passou e agora finalmente consegui um tempo pra colocar o projeto em prática.
O que é uma Webquest?
Webquest é uma atividade investigativa, que se caracteriza pelo fato de que toda, ou pelo menos uma parte, da informação com a qual os alunos interagem vem da internet.
O conceito foi apresentado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia (EUA), no intuito de usar a internet de forma criativa.
Como funciona a Webquest
Numa webquest é proposto aos alunos a resolução de um problema. Para isso eles precisam pesquisar na internet, guiados por critérios e perguntas específicas, evitando assim a dispersão com distrações com jogos online e redes sociais. Essa ferramenta funciona melhor quando utilizada em grupos de alunos e desenvolve a capacidade de pesquisar assuntos na internet, de encontrar a informação que precisa e transformá-la em conhecimento para solucionar o problema proposto.
Problemas na implantação de uma Webquest
Como a webquest precisa estar disponível na internet, surge aqui um problema que talvez impeça a sua implementação na sala de aula, a falta de habilidade dos professores com programação e desenvolvimento web. Isso pode ser resolvido de duas maneiras simples:
- Na primeira a escola contrata um desenvolvedor web que irá criar e manter as páginas das webquests sempre disponíveis.
- Na segunda, os professores podem procurar por sites que disponibilizam espaço gratuito para criar webquests. Um desses sites é o webquestBrasil. Nele é possível criar e hospedar sua webquest gratuitamente, bastando apenas para isso realizar um cadastro.
Mendes (2009) relata a utilização de webquests no ensino de Geografia. Ela destaca como vantagem o enfoque diferenciado que a webquest dá a questão da pesquisa na internet, guiando os alunos por temas definidos e tarefas específicas, auxiliando-os na construção de seu conhecimento.
Esse enfoque diferenciado faz toda a diferença, pois os alunos são orientados e seguem um roteiro pré-definido, o que evita as distrações que a web oferece e ao mesmo tempo revela uma gama de informação que provavelmente o aluno não teria acesso na sala de aula, por vários fatores, entre eles desinteresse, tempo reduzido das aulas, falta de material didático, entre outros.
Aprendemos melhor com os outros
O trabalho com webquest baseia-se na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos. Este tipo de trabalho, portanto, promove a aprendizagem cooperativa, colocando pessoas em contato com pessoas, estimulando o aluno a transformar ativamente a informação e incentivando a criatividade. Nele, professores e alunos podem observar melhor como ocorre a percepção da informação e os processos de apropriação, construção e aplicação do conhecimento”. (MENDES, 2009, p. 17).
Conclusão
A Webquest auxilia o aluno a focalizar a busca do conhecimento na internet, evitando caminhos que o levem a distrações ou até mesmo a informação de baixa qualidade e lhe mostrando como obter os melhores resultados numa busca por conhecimento direcionada pelo professor.
Outras informações sobre Webquests
Poderá também gostar de ler:
Esse artigo se baseia em um texto que produzi para a Monografia “Como a Web 2.0 pode revolucionar o processo de construção do profissional colaborativo no Ensino Superior” disponível no link abaixo.
NOSSA É FABULOSO COMO TEMOS VÁRIOS RECURSOS,ADMIRO MUITO QUANDO VEJO ALGO TECNOLÓGICO QUE TENDE SÓ AVANÇAR E SEMPRE O OBJETIVO É FACILITAR E AJUDAR OS ALUNOS ,REALMENTE COMO EU GOSTARIA DE CRIAR UMA WEBQUEST ,DEVE SER MUITO GRATIFICANTE AS PESSOAS TE DAR O RETORNO DO SEU TRABALHO MUITO FERA,NO MOMENTO PASSEI TER CONHECIMENTO JUSTAMENTE POR UM CONTEÚDO DA FACULDADE QUE ESTÁ NOS PROPORCIONANDO A TER CONHECIMENTO DE COMO FUNCIONA UMA WEBQUEST EM SALA DE AULA ,PARABÉNS
Olá Gustavo,
Achei a ideia bastante interessante! Desta maneira o aprendizado tende a ficar muito mais “dinâmico”, pois os “livros” podem ser facilmente atualizados com conteúdos novos, e novos exemplos.
Quem me dera se isso fosse aplicado nas faculdades, principalmente na área de computação, onde tudo muda em um piscar de olhos.
Parabéns pelo artigo, baixei a sua monografia, e estou lendo.
Abraço!
Matheus,
as webquests são muito interessantes mesmo, mas acredito que sua aplicação sempre é melhor para os níveis fundamentais, posso estar enganado, mas não acredito que surtiria efeito no nível superior ou médio.
Acredito que existam outras ferramentas mais interessantes para o nível médio, como você mesmo poderá constatar na monografia.
Abraço.
Esta modalidade de ensino juntamente com outras deveriam ser disponibizadas em um Programa de Formação Continuada para os Professores.
Para que estes possam se atualizar e aprender a uilizar estas novas tecnologias, tornando assim as aulas mais agradáveis aos alunos já inseridos neste meio. Bom artigo e ideia bacana em disponibilizar a Monografia para download.
Nil Batista,
concordo com você, claro, é essencial ensinar os professores a utilizar a Tecnologia da Informação na Educação.
Abraço.