A Ericsson vai te dar um notebook em troca de divulgação

Um e-mail recebido de um amigo me alertou para a necessidade de falar sobre os e-mails falsos que circulam pela internet desde a sua criação. Eles são de todos os tipos, oferecendo brindes, alertando para super vírus descobertos ou pedindo ajuda para crianças com doenças graves.


Geralmente esses e-mails contêm no texto referência a alguma grande empresa, como Microsoft, AOL, Nokia, Ericsson, entre tantas outras. A constante entrada de novos usuários na internet permite que esse tipo de e-mail se perpetue em nossas caixas de mensagens eletrônicas.

Falsos e-mails lotam a caixa postal

Falsos e-mails lotam a caixa postal

Um exemplo é o e-mail que recebi e que motivou o artigo e o título. No e-mail era afirmado que a empresa Ericsson está distribuindo laptops para se aproximar da Nokia, que estaria fazendo o mesmo. Esses e-mails são facilmente desmascarados, com um mínimo de bom senso. Esse e-mail circula na internet desde Abril de 2000 segundo o site Quatro Ventos. Vou relacionar alguns pontos duvidosos desse e-mail e que servirão para lhe ajudar a não cair nesse tipo de fraude:

1. Distribuição de notebook – Empresas sérias não fazem esse tipo de promoção ou divulgação, utilizando e-mails virais, elas contratam empresas de publicidade que utilizam a televisão, os jornais e o Google Adwords para esse fim;
2. Laptop Wap – se você procurar na internet por esse modelo de notebook verá que ele não existe, nem qualquer referência que a Ericsson fabrique notebooks;
3. Celular Ericsson T18 – Esse celular é muito antigo, o que entrega que isso não é verídico e está rodando há muitos anos pela internet.
4. Envio de e-mail em massa – a premiação está vinculada a enviar cópias desse e-mail para outras pessoas, típico de um e-mail viral;
5. E-mail corporativo – é preciso enviar uma cópia para uma representante da empresa, que não existe.
6. Alerta final – não é trote, funciona…geralmente esses e-mails terminam assim, afirmando que é sério e que funciona, e muitos caem nessa.

Esse tipo de e-mail causa transtornos para a empresa envolvida, e para os que acreditam, pois ficam esperando a qualquer momento chegar um super prêmio em suas casas, mas não instala qualquer tipo de software malicioso, mas tomem cuidado, não acreditem em tudo que leêm na internet, ou qualquer dia desses estarão com um vírus instalado em suas máquinas.

Outros e-mails falsos que já relatei aqui no GF Soluções:

O que fazer ao receber um e-mail desses

Responda ao seu amigo que enviou o e-mail lhe informando do que realmente se trata e pedindo que ele não repasse mais esses e-mails para seus contatos. Esse é o procedimento que faço e sempre recebo um e-mail de retorno agradecendo pelo esclarecimento.

Campanha antispam

Campanha antispam

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Nossa, quer dizer que esse e-mail circula a uns dez anos
      pois recebí o e-mail da distribuição de notbooks da ercsson
      tinha ficado tão feliz rsrsrrsrsrsrrs

    2. Ivo Cocco

      CONSIDERO IMPORTANTE O ALERTA QUANTO AOS EMAILS FALSOS E QUE ACABAM TRAZENDO TRANSTORNOS ÀS PESSOAS ENVOLVIDAS.
      AGRADEÇO PELO ALERTA, MAS NÃO TOLERO ALGUNS COMENTÁRIOS GENERALIZADOS CONDENANDO INDISCRIMINADAMENTE PESSOAS QUE REENVIAM TAIS ASSUNTOS, COMO SE FOSSEM MALINTENCIONADAS OU QUISESSEM PREJUDICAR ALGUÉM.
      SOBRE ISSO, GOSTARIA DE SUGERIR A ESSES PSEUDOS-SABIDÕES A USAREM SEUS CONHECIMENTOS E SUA INTELIGÊNCIA PARA DESCOBRIR ALGUMA MANEIRA DE EVITAR QUE TAIS PESSOAS CONTINUEM A PROCEDER ASSIM.

      • Ivo,
        obrigado pelo comentário, creio que se cada um fizer sua parte, ou seja, não repassar esse tipo de e-mail e ainda avisar aos amigos que estão chegando agora a internet sobre isso, esse tipo de golpe irá acabar em pouco tempo,
        abraço.

    3. Priscyla

      Acabei de receber de uma amiga esse e-mail da Ericsson, também acho que é um baita de um trote. É apenas para divulgação de e-mails para futuras propagandas, aqueles e-mails de empresas que você não sabe como conseguiu o seu e-mail é isso aí!!!!

    4. Este tipo de coisa é realmente bem comum, eu inclusive já deichei de usar alguns e-mails por causa disso… hoje eu tenho o costime de fazer exatamente o que você faz, pedido ao remetente para não me mandar mais, e para que ela faça o mesmo…
      abraços…

      Henrique de Souza Escreveu um post sobre… Por Que se Preocupar com o Ranking?

    5. Esse alerta é muito importante. Já perdi a conta de quantos e-mails desse tipo recebi. Impressionante como essas pessoas (que enviam esse tipo de coisa) não tem mais o que fazer.

      Abraços

      Rodrigo Piva Escreveu um post sobre… Vanity Fair: Fotos Históricas

    Deixe uma resposta