Como criar um relatório para acompanhar os ganhos do Google Adsense

Se você chegou diretamente a esse artigo, saiba que existem outros artigos dessa série, peço que leia-os primeiro, para um maior entendimento do assunto e melhor aproveitamento das dicas aqui passadas. Segue a relação de artigos que já foram escritos sobre o assunto nessa série:

Dica 3 – Na duas primeiras dicas falei sobre critérios, e nessa dica vou falar sobre critério pela última vez. Como não ficou claro como controlar os resultados de seus critérios, vou explicar como criar um relatório por critério, para que possa acompanhar e analisar cada bloco de anúncio inserido em seu blog.

adsense, ganhar dinheiro, blog

Como ganhar dinheiro com o Google Adsense

Creative Commons License photo credit: iChaz

Para que não seja necessário entrar na área administrativa do Google Adsense sempre que quiser acompanhar seus critérios, o correto é programar o relatório para receber por e-mail. Vamos aos passos então:

  1. Acesse a área administrativa do Google Adsense
  2. Clique em Relatórios avançados
  3. Em Escolher produto selecione “Adsense para conteúdo”
  4. Em Escolher período selecione “este mês”
  5. Em Exibir dados por selecione “Página”
  6. Em Exibir selecione “Dados dos critérios” e selecione os critérios que deseja acompanhar nesse relatório
  7. Em Agrupar como selecione “Ambos”
  8. Clique em “Exibir relatório”
  9. Se gostou do resultado final do relatório, dê um nome pra ele e clique em salvar. Dê um nome sugestivo
  10. Clique agora em “Gerenciador de relatórios” e procure nos “Modelos de relatórios salvos” o relatório que acabou de criar
  11. Em frequência coloque “Semanal”, em endereço de e-mail, coloque seu e-mail e em formato selecione CSV – Excel
  12. Clique em “Salvar configurações”
  13. Pronto, você configurou seu relatório. Aconselho que crie um relatório para cada critério, assim seu trabalho de comparação será facilitado
  14. Acompanhe os resultados por 2 semanas e troque o bloco de anúncios, repita os passos até encontrar o bloco que melhor se adequa a cada área de seu blog

Aqui cabe uma ressalva. Se o seu blog tem poucas visitas, dificilmente os resultados serão satisfatórios. Aconselho que só comece a monetizar seu blog com qualquer programa de afiliados quando tiver pelo menos 50 artigos publicados e umas 500 visitas por dia, em média. Menos que isso os resultados serão desanimadores e poderão lhe fazer desistir do blog ou do programa de afiliados.

Conclusão

Nessa dica expliquei como criar um relatório para acompanhar os ganhos de seus critérios. Faça alguns testes e em breve retorno com a dica 4. Lembre-se que o que funciona no meu nicho, pode não funcionar no seu, mas não desanime, se você tiver um número de visitas relevante, bons artigos escritos e dedicação, os resultados irão acontecer pra você, assim como tem acontecido pra mim. Até a próxima dica!

Leia o próximo artigo da série:

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Bruna

      Basta Divulgar Muito seu Site, Blog ou Forum Ai Você vai ter Muitas Visitas e Muitos Clique no Google Adsense e Muito Ganhos para Você !!!

    2. André

      Ola Gustuvo,
      muito boa essas dicas e gostaria de saber se vc me recomendaria um blog ou mais de 1 para criar, pois já tenho conta no google adsense e estou pensando se nessa questão se o blog supera um website em visita.Pela sua experiência qual seria sua opnião e se você teria um ou 2 blogs que conheça para que eu posso estar começando.Desde já agradeço.

      • André,
        tem sites e blogs e não vejo diferença, depende muito do nicho que você atua.
        quanto a sites para indicar, não entendi bem…
        abraço.

    3. Oi Gustavo,

      Algumas dicas que ja ouvi de pessoas que tem/tiveram sites e blogs grandes:

      – Coloque anúncios de texto do Google no meio do texto do seu artigo, sem bordas, e com configurações de texto parecidas com a do seu site. Isso aumenta bastante a chance de alguém realmente ler o anúncio, ao invés de somente ignorá-lo (visualmente já sabemos como é um bloco de anúncio e geralmente o ignoramos solenemente), e consequentemente você tera mais retorno no anúncio.

      – Mantenha blogs em nichos. Conheço blogs específicos para hospedagem de sites que tem um CTR no AdSende maior do que 10% (sei bem disso pq anuncio nesses blogs e tenho esse retorno no AdWords), quando em sites genéricos o CTR normalmente fica abaixo de 1%.

      []’s
      Alexandre

      • Alexandre,
        concordo com suas dicas. Inclusive no decorrer dessa série vou falar sobre a configuração dos blocos de anúncio,
        abraço.

    4. Olá Gustavo,

      Obrigado por compartilhar esta dica preciosa, embora pareça fácil, para muitos ainda é uma novidade e tem uma certa dificuldade.

      A sequência dos posts ficaram ótimas conclui que tenho que aprender muito se desejo algum dia ter alguma renda com blogs, quando colocou a quantidade de visitas mínimas “500” me deu até um certo desânimo, mas acredito que vou chegar lá.

      Apesar de não ser um blogueiro profissional eu me esforço muito.

      Desejo a você todo o sucesso.

      Jan Carle

      • Jan,
        obrigado pelo comentário.
        Quanto ao número de visitas leia alguns artigos que já escrevi aqui sobre o assunto, tenho certeza que superará essa quantidade de visitas rapidamente,
        abraço.

    5. Bem interessante a série de artigos sobre como ganhar dinheiro com blog, como ainda estou começando a minha rentabilidade não é muito boa, porém vamos continuar estudando e tentando melhorar.

    6. Eu estou acompanhando essa matéria desde a primeira parte e está sendo um aprendizado para mim, um exemplo é sobre esse relatório por email que desconhecia e sempre ficava entrando na conta, e em relação as visitas só comecei ter algum resultado quando comecei a ter mais de 700 visitas diárias mas como relatou na sua obs:o que funciona pra vc não funciona pra mim

      Um abraço

      • Cláudio,
        muito obrigado pelo comentário e por partilhar sua experiência,
        grande abraço.

    Deixe uma resposta