Como excluir o vírus autorun.inf do pen drive

Como todos já devem ter passado por isso resolvi escrever esse artigo sobre como excluir o vírus autorun.inf do pen drive e outros dispositivos removíveis e também como evitar que ele volte.

São apenas duas dicas que você fará rapidamente e evitará as dores de cabeça de quem precisa ficar utilizando pen drive para transportar arquivos de um computador para outro.

Aviso: Esse artigo foi publicado originalmente em 8 de abril de 2009.

Exclua o autorun.inf do seu pen drive

A primeira dica é baixar o programa PenClean e salvar no seu pen drive. Descompacte ele e execute-o dando dois cliques sobre o programa. Selecione a unidade em que se encontra seu pen drive no computador e clique em verificar. O processo é rápido (claro que vai depender do tamanho de seu pen drive) e o arquivo estará excluído. Agora faça o mesmo com as outras unidades de seu computador. Avise a todos os seus amigos sobre o programa.

Exclua o autorun.inf de seu pen drive

Evite que o autorun.inf volte a seu pen drive

A segunda dica é muito simples e rápida de ser executada, mas muito eficiente, crie uma pasta na raiz do seu pen drive com o nome de autorun.inf, como um arquivo não pode subscrever uma pasta o vírus não será instalado mais em seu pen drive. Para quem não sabe como criar uma pasta no pen drive basta abrí-lo e clicar com o botão direito do mouse e escolher Novo – Pasta, dê o nome autorun.inf e pronto.

Uma outra dica é instalar um antivírus no seu pen drive e também um antivírus que bloqueie a execução do autorun dos dispositivos inseridos no computador.

Atualização com outra dica

O Rafael deixou um comentário muito interessante abaixo. Ele colocou a pasta criada com o nome autorun.inf como oculta, assim ela não é percebida e nem apagada pelo usuário do pen drive, que nem sempre será necessariamente você. Para colocar a pasta como oculta clique com o botão direito do mouse sobre ela e em atributos marque a opção oculto. Dê ok e pronto. Valeu Rafael.

Atualização em 8 de Outubro de 2009

Muitos comentários foram enviados informando que o penclean colocado aqui para download está infectado com o virus “Infostealer.bancos”. Sinceramente o Avira nem os outros programas que tenho aqui alertaram para esse fato. Então fui atrás de outra fonte para o download e encontrei o link oficial do desenvolvedor, segue o novo link para download.

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

193 pensamentos sobre “Como excluir o vírus autorun.inf do pen drive”

  1. Olá GUSTAVO FREITAS,

    Eu consegui exclui esse vírus, formatando o pendrive em modo texto pelo Dos, e passei o Kaspersky, nele depois disto não voltou mais, mais já ouvi casos em que ele fica oculto por isso e sempre bom deixar as pastas e arquivos todos visíveis.

    Obrigado pela Dica. Site muito bom.

  2. Ótimo artigo! Já tive muitos problemas com estes vírus via pendrive, uma vez cheguei a comprar um outro pendrive, por causa disso! Mas com este artigo muito bem explicado, podemos ficar livre dessas pragas virtuais de forma definitiva! Sucessos a todos!
    Paulo Santos (Renda Na Internet) postado recentemente…Dicas para você ganhar dinheiro na internet com os programas de afiliadosMy Profile

  3. Carlos Manoel disse:

    Eu Prefiro o USBClean que é gratuito e esta disponivel no link http://www.bertinijr.com.br/usbclean/

  4. André HP disse:

    Esse é o vírus mais chato do universo! Adorei o tutorial!
    André HP postado recentemente…10 Dicas de Aperitivos para FestasMy Profile

  5. Marcos Sandro disse:

    Muito bom o tutorial bem explicado me ajudou muito estar de parabéns

  6. silvio disse:

    deu certo, só não consigo criar a pasta autorun.inf depois, diz que já existe uma pasta com esse nome, sendo que não tem nada no pen driver

    1. Silvio,
      formate o pendrive e depois faça a pasta.
      abraço.

  7. Mr.Mogio disse:

    Ola pessoal, estou com um problema, ao plugar um pen-drive, todos os arquivos de dentro dele se tornaram virus, criando pastas como “sexy”, “porn”, “secret” etc… formatei o mesmo, entretanto um arquivo chamado “qaokouz.exe” esta se iniciando junto com o windows e acredito que seja o virus, ao plugar outros pen-drives todos começaram com os mesmos sintomas, nao consigo encontrar nada relacionado a este tal de “qaokouz.exe”… soh sei que o uso de memoria dele eh de 4.636k e soh eh possivel identifica-lo atravez de arvore de processos do gerenciador de tarefas e pelos aplicativos iniciados com o windows, mas nao eh possivel finaliza-lo nem evitar que se inicie-se com o windows… por favor se souberem de algo e agradeço… abraços

    1. Michael disse:

      Tudo bem? Amigo estou com o mesmo problema que você, esse vírus pegou no pen drive quando minha noiva colocou o mesmo em um pc na faculdade, procurei em todos os cantos, consigo tirar o vírus do pen drive, eliminar o autorun.inf e tudo mais, mas se desligo o notebook e inicio ele novamente, ele aparece um processo que se eu colocar o pen drive na porta USB, o vírus retorna para o pen drive, e aparece as mesmas pastas descritas por você, sexy.exe, porn.exe entre outras, mas o arquivo que inicia com o windows é outro do que você descreveu, no meu caso é dtjeok.exe, ele inicia junto com o windows, creio que esse seja o vírus, mas não consigo deletá-lo, se você conseguiu resolver o seu, me fale, pois parecem ser o mesmo vírus, e preciso de ajuda.

      Obrigado

  8. Marilia disse:

    Agora esse está com um vírus TROJAN BACKDOOR CONHECIDO , alto nível de gravidade. O que eu faço ? O meu é um MP3 , já tentei de tudo !!

  9. Viviane disse:

    Ola,

    Meu Pen Drive estava com o virus autorun.worm.aacc, e foi detectado pelo McAffe do computador onde trabalho. Ele fez a exclusão do virus, porém os meus arquivos infectados sumiram, mas ainda aparecem contabilizados na memoria. Quero saber como faço para que, meus arquivos ocultos apareçam novamente.

    1. Hudson Pinheiro da Silva disse:

      Olá, viviane. Recomedo que utilize o prompt de comando. Escolha a unidade do seu pen drive e digite o comando: “attrib -a -s -r -h /s /d”
      com isso ele irá desocultar os seus arquivos… abraço..

  10. Raquel disse:

    Bom dia,
    Depois de abrir o Penclean, clico em verificar unidade, e recebo a seguinte mensagem:
    “O arquivo F:|autorun.inf não pode ser deletado. Verifique se sua conta possui privilégios ou tente executar em modelo de segurança!”

    QUE POSSO FAZER PARA ELIMINAR O AUTORUN.INF?

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge