GF Soluções

Simplificando a Tecnologia e a Internet

Como excluir o vírus autorun.inf do pen drive

Autor: Gustavo Freitas 20 de fevereiro de 2014 193 Comentários

Como todos já devem ter passado por isso resolvi escrever esse artigo sobre como excluir o vírus autorun.inf do pen drive e outros dispositivos removíveis e também como evitar que ele volte.

São apenas duas dicas que você fará rapidamente e evitará as dores de cabeça de quem precisa ficar utilizando pen drive para transportar arquivos de um computador para outro.

Aviso: Esse artigo foi publicado originalmente em 8 de abril de 2009.

Exclua o autorun.inf do seu pen drive

A primeira dica é baixar o programa PenClean e salvar no seu pen drive. Descompacte ele e execute-o dando dois cliques sobre o programa. Selecione a unidade em que se encontra seu pen drive no computador e clique em verificar. O processo é rápido (claro que vai depender do tamanho de seu pen drive) e o arquivo estará excluído. Agora faça o mesmo com as outras unidades de seu computador. Avise a todos os seus amigos sobre o programa.

Exclua o autorun.inf de seu pen drive

Evite que o autorun.inf volte a seu pen drive

A segunda dica é muito simples e rápida de ser executada, mas muito eficiente, crie uma pasta na raiz do seu pen drive com o nome de autorun.inf, como um arquivo não pode subscrever uma pasta o vírus não será instalado mais em seu pen drive. Para quem não sabe como criar uma pasta no pen drive basta abrí-lo e clicar com o botão direito do mouse e escolher Novo – Pasta, dê o nome autorun.inf e pronto.

Uma outra dica é instalar um antivírus no seu pen drive e também um antivírus que bloqueie a execução do autorun dos dispositivos inseridos no computador.

Atualização com outra dica

O Rafael deixou um comentário muito interessante abaixo. Ele colocou a pasta criada com o nome autorun.inf como oculta, assim ela não é percebida e nem apagada pelo usuário do pen drive, que nem sempre será necessariamente você. Para colocar a pasta como oculta clique com o botão direito do mouse sobre ela e em atributos marque a opção oculto. Dê ok e pronto. Valeu Rafael.

Atualização em 8 de Outubro de 2009

Muitos comentários foram enviados informando que o penclean colocado aqui para download está infectado com o virus “Infostealer.bancos”. Sinceramente o Avira nem os outros programas que tenho aqui alertaram para esse fato. Então fui atrás de outra fonte para o download e encontrei o link oficial do desenvolvedor, segue o novo link para download.

Problogger, Consultor para desenvolvimento e monetização de sites e blogs e Professor universitário. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net. Que tal aprender a criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet?.

193 comentários

  1. Olá GUSTAVO FREITAS,

    Eu consegui exclui esse vírus, formatando o pendrive em modo texto pelo Dos, e passei o Kaspersky, nele depois disto não voltou mais, mais já ouvi casos em que ele fica oculto por isso e sempre bom deixar as pastas e arquivos todos visíveis.

    Obrigado pela Dica. Site muito bom.

  2. Ótimo artigo! Já tive muitos problemas com estes vírus via pendrive, uma vez cheguei a comprar um outro pendrive, por causa disso! Mas com este artigo muito bem explicado, podemos ficar livre dessas pragas virtuais de forma definitiva! Sucessos a todos!
    Paulo Santos (Renda Na Internet) postado recentemente…Dicas para você ganhar dinheiro na internet com os programas de afiliadosMy Profile

  3. Carlos Manoel disse:

    Eu Prefiro o USBClean que é gratuito e esta disponivel no link http://www.bertinijr.com.br/usbclean/

  4. André HP disse:

    Esse é o vírus mais chato do universo! Adorei o tutorial!
    André HP postado recentemente…10 Dicas de Aperitivos para FestasMy Profile

  5. Marcos Sandro disse:

    Muito bom o tutorial bem explicado me ajudou muito estar de parabéns

  6. silvio disse:

    deu certo, só não consigo criar a pasta autorun.inf depois, diz que já existe uma pasta com esse nome, sendo que não tem nada no pen driver

  7. Mr.Mogio disse:

    Ola pessoal, estou com um problema, ao plugar um pen-drive, todos os arquivos de dentro dele se tornaram virus, criando pastas como “sexy”, “porn”, “secret” etc… formatei o mesmo, entretanto um arquivo chamado “qaokouz.exe” esta se iniciando junto com o windows e acredito que seja o virus, ao plugar outros pen-drives todos começaram com os mesmos sintomas, nao consigo encontrar nada relacionado a este tal de “qaokouz.exe”… soh sei que o uso de memoria dele eh de 4.636k e soh eh possivel identifica-lo atravez de arvore de processos do gerenciador de tarefas e pelos aplicativos iniciados com o windows, mas nao eh possivel finaliza-lo nem evitar que se inicie-se com o windows… por favor se souberem de algo e agradeço… abraços

    • Michael disse:

      Tudo bem? Amigo estou com o mesmo problema que você, esse vírus pegou no pen drive quando minha noiva colocou o mesmo em um pc na faculdade, procurei em todos os cantos, consigo tirar o vírus do pen drive, eliminar o autorun.inf e tudo mais, mas se desligo o notebook e inicio ele novamente, ele aparece um processo que se eu colocar o pen drive na porta USB, o vírus retorna para o pen drive, e aparece as mesmas pastas descritas por você, sexy.exe, porn.exe entre outras, mas o arquivo que inicia com o windows é outro do que você descreveu, no meu caso é dtjeok.exe, ele inicia junto com o windows, creio que esse seja o vírus, mas não consigo deletá-lo, se você conseguiu resolver o seu, me fale, pois parecem ser o mesmo vírus, e preciso de ajuda.

      Obrigado

  8. Marilia disse:

    Agora esse está com um vírus TROJAN BACKDOOR CONHECIDO , alto nível de gravidade. O que eu faço ? O meu é um MP3 , já tentei de tudo !!

  9. Viviane disse:

    Ola,

    Meu Pen Drive estava com o virus autorun.worm.aacc, e foi detectado pelo McAffe do computador onde trabalho. Ele fez a exclusão do virus, porém os meus arquivos infectados sumiram, mas ainda aparecem contabilizados na memoria. Quero saber como faço para que, meus arquivos ocultos apareçam novamente.

    • Hudson Pinheiro da Silva disse:

      Olá, viviane. Recomedo que utilize o prompt de comando. Escolha a unidade do seu pen drive e digite o comando: “attrib -a -s -r -h /s /d”
      com isso ele irá desocultar os seus arquivos… abraço..

  10. Raquel disse:

    Bom dia,
    Depois de abrir o Penclean, clico em verificar unidade, e recebo a seguinte mensagem:
    “O arquivo F:|autorun.inf não pode ser deletado. Verifique se sua conta possui privilégios ou tente executar em modelo de segurança!”

    QUE POSSO FAZER PARA ELIMINAR O AUTORUN.INF?

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge

Procurar


Artigos por e-mail

Não sabe o que são feeds, confira clicando aqui

Digite seu e-mail:

by FeedBurner


Parceiros


ganhar dinheiro