Como recuperar pastas transformadas em atalhos

Quer saber como retirar vírus que transforma pastas em atalhos no pen drive ou computador? Então preste atenção.

Hoje me deparei com uma situação diferente.

Minha esposa relatou que ao abrir seu pen drive na faculdade todas as suas pastas sumiram, ficando apenas atalhos com o mesmo nome das pastas, mas que não abriam.

Nesse artigo vou mostrar como retirar vírus que transforma pastas em atalhos no pen drive ou computador. Esse procedimento funciona em qualquer mídia removível como pen drive, hd externo, entre outros. Se o seu problema é com o vírus autorun.inf leia esse artigo.

Confira também como colocar senha em suas pastas no pen drive pra evitar problemas no artigo “Proteja os arquivos de seu pen drive com o TrueCrypt“.

Como recuperar pastas transformadas em atalho

Primeiro uma breve explicação. Isso acontece por ação de um código malicioso que já está instalado no computador que você vai utilizar (principalmente computadores públicos como de lan house, bibliotecas, escolas, faculdades…). Quando você insere o pen drive ou outra mídia removível, o código malicioso passa para seu dispositivo e assim que você colocar ele em outro computador, irá, dependendo da segurança desse computador, infectar ele também.

Agora siga os passos:

1- Conecte o dispositivo que deseja recuperar as pastas. Agora clique em Iniciar – Executar e digite cmd e clique em ok.

pastas transformadas em atalho

2- Abrirá o prompt do DOS. Digite cd e dê enter. Agora digite X: (o X deve ser substituído pela letra correspondente a seu dispositivo) e dê enter. Digite o texto abaixo e dê enter:

attrib -s -h -r -a /s /d

Dependendo da quantidade de pastas e arquivos que seu dispositivo tiver pode demorar algum tempo. Quando terminar digite dir e dê enter. Você poderá verificar que suas pastas retornaram.

3- Assim que todas as suas pastas voltarem, abra uma por uma para conferir o conteúdo, se tudo estiver correto copie todo o conteúdo para uma pasta em seu computador e formate o dispositivo.

4- Após terminar a formatação crie uma pasta chamada autorun.inf (isso evitará que seu dispositivo seja infectado por vírus de autorun) e coloque-a em modo somente leitura e em oculto, para isso basta clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta e escolher as duas configurações e dar ok.

Pronto, agora volte seus arquivos para o dispositivo.

E você, conhece uma maneira mais simples de realizar esse procedimento? Deixe nos comentários.

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

99 pensamentos sobre “Como recuperar pastas transformadas em atalhos”

  1. Hudson disse:

    Que DEUS continue abençoando e te Iluminando, pois pessoas que dedicam um tempo pra ajudar o(s) próximo(s), por menor que seja esse tempo, merecem muitos anos de vida e saúde. Muito obrigado, me ajudou tbm assim como ajudou muitos outros. Fique com DEUS, AMÉM.

  2. valcenia disse:

    Meu amigooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!
    Estou deixando esse comentário para DEUS seja glorificado em todo tempo e espaço e para que você saiba, tenha noção do quanto, DEUS o abençoou, dando sabedoria, e o dom de ensinar, e de compartilhar, pois assim minha família e eu fomos presenteados com a restauração dos arquivos que tínhamos pensado que não havia como recuperar… Mas em vez de me desesperar pedi, urgentemente a DEUS, que nos ajudasse a recuperar esses arquivos que são tão importantes para nós. Etão fiz a pergunta no google, e a terceira opção foi a sua, as duas anteriores no meu caso não foram suficientes para sanar o problema em questão, mas glórias a DEUS por você amigo, bênção de DEUS, pelos minutos em que você deu seus para nos ajudar e ajudar a tantos outros que precisem. Parabéns para você! E que DEUS faça prosperar a cada dia mais e mais até ser dia perfeito. Um forte abraço!!!! Família Siqueira Moura!

    1. Valcenia,
      que bom que foi útil. Abraço.

  3. cLAUDIA disse:

    DEU SUPER CERTO!!!!!! MUITO MUITO MUITO OBRIGADA!!

  4. Fabiana Hoffmann disse:

    Obrigada, deu certinho… valeu

  5. Excelente dica, eu acabo por sempre fazer isso com alguns programas e jogos novos que instalo no PC, esta dica vai ser bem util. Obrigado!
    Blog MaisMacetes! postado recentemente…5 aplicativos para usar na Copa do Mundo 2014My Profile

  6. lindomar disse:

    tentei umas quatro vezes e não deu certo, o meu not é com Windows 8 isso influencia? pois quando eu conecto o pen ele ler direto não encontrei esse “INICIAR e EXECUTAR! OBG!

  7. Mariluze Santana disse:

    Muito obrigada pela ajuda. PRECISAVA MUITO RECUPERAR MEUS DOCUMENTOS QUE HAVIAM SIDO TRANSFORMADOS EM ATALHOS.

  8. Tarcisio disse:

    Muito obrigado… você me salvou, agradecido por seu conhecimento ter sido compartilhado comigo!

  9. Wagner disse:

    Partilhando o conhecimento e ajudando sem se dar conta. Parabéns e obrigado pela excelente dica.

  10. Rosana disse:

    Obrigada Senhor por esse post!!!!!!!!

    vlw amigoo mto bom

  11. Ícaro Gomes disse:

    Muito obrigado, salvou a minha vida na faculdade, meus arquivos de TCC’s e outros tipos haviam se perdido, mas segui suas dicas e deu tudo certo! Brigadão!

  12. Glasi disse:

    Muitoo bom, adorei.
    OBS: esse X corresponde a letra da sua pasta com o : EX da minha pasta (e:) então escrevo e:
    depois escrever aquele teste corretamente os espaços e os traços.
    BOA SORTE!!!

  13. ernesto disse:

    valeu a dica. salvo pelo gongo. abçs.

  14. Edmilson Barbosa disse:

    Gustavo, muito obrigado sua dica foi ótima, muito obrigado mesmo…Abraços, tudo de bom

  15. fernando disse:

    cara, mto obrigado. ajudou de mais

  16. Emanuel Martins disse:

    Meu amigo, vc salvou a vida de gente por aqui viu! Pensei q tivesse perdido todo os arquivos de meu HD Externo.

  17. Amanda disse:

    Obrigada! Você salvou a minha vida!

    1. elisio disse:

      Infelizmente não aconteceu nada. Continuo com a praga.

      1. ernesto disse:

        amigo, tentei 3x e também não consegui. depois observei os pequenos detalhes da dica, então, bingo. deu certo. valeu a pena pode crer. abçs.

      2. lindomar disse:

        também não consigo nada!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge