Como recuperar pastas transformadas em atalhos no pen drive

Quer saber como retirar vírus que transforma pastas em atalhos no pen drive ou computador? Então preste atenção. Hoje me deparei com uma situação diferente. Minha esposa relatou que ao abrir seu pen drive na faculdade todas as suas pastas sumiram, ficando apenas atalhos com o mesmo nome das pastas, mas que não abriam.

Esse artigo foi escrito originalmente em 8 de dezembro de 2010.

Nesse artigo vou mostrar como retirar vírus que transforma pastas em atalhos no pen drive ou computador. Esse procedimento funciona em qualquer mídia removível como pen drive, hd externo, entre outros. Se o seu problema é com o vírus autorun.inf leia esse artigo.

Confira também como colocar senha em suas pastas no pen drive pra evitar problemas no artigo “Proteja os arquivos de seu pen drive com o TrueCrypt“.

Como recuperar pastas transformadas em atalho

Primeiro uma breve explicação. Isso acontece por ação de um código malicioso que já está instalado no computador que você vai utilizar (principalmente computadores públicos como de lan house, bibliotecas, escolas, faculdades…). Quando você insere o pen drive ou outra mídia removível, o código malicioso passa para seu dispositivo e assim que você colocar ele em outro computador, irá, dependendo da segurança desse computador, infectar ele também.

Agora siga os passos para recuperar pastas transformadas em atalhos no pen drive:

1- Conecte o dispositivo que deseja recuperar as pastas. Agora clique em Iniciar – Executar e digite cmd e clique em ok.

pastas transformadas em atalho

2- Abrirá o prompt do DOS. Digite cd e dê enter. Agora digite X: (o X deve ser substituído pela letra correspondente a seu dispositivo) e dê enter. Digite o texto abaixo e dê enter:

attrib -s -h -r -a /s /d

Dependendo da quantidade de pastas e arquivos que seu dispositivo tiver pode demorar algum tempo. Quando terminar digite dir e dê enter. Você poderá verificar que suas pastas retornaram.

3- Assim que todas as suas pastas voltarem, abra uma por uma para conferir o conteúdo, se tudo estiver correto copie todo o conteúdo para uma pasta em seu computador e formate o dispositivo.

4- Após terminar a formatação crie uma pasta chamada autorun.inf (isso evitará que seu dispositivo seja infectado por vírus de autorun) e coloque-a em modo somente leitura e em oculto, para isso basta clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta e escolher as duas configurações e dar ok.

Pronto, agora volte seus arquivos para o dispositivo.

E você, conhece uma maneira mais simples de realizar esse procedimento? Deixe nos comentários.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    139 Comentários

    1. Isso ai é tudo balela, seguinte, esse Malware esconde seus arquivos em uma pasta oculta, esse provavelmente é o destino dos seus arquivos, vá até meu computador dê dois cliques e coloque este endereço F:\Drive\Outros\Nova pasta

    Deixe uma resposta