Como tornar seu blog popular – Parte I

Quer saber como tornar seu blog popular?

Nesse artigo irei relacionar alguns fatores que podem tornar seu blog popular, mas não espere nenhum truque ou algum código que irá fazer isso por você. Assim como criar um blog é algo simples, torná-lo um blog popular é algo difícil, na mesma proporção.

Antes de continuar a leitura entenda que seu blog faz parte de algo maior que ele, a blogosfera, que possui regras informais que devem ser seguidas para a boa convivência.

O que é um blog popular?

Já falei em pra que criar um blog e como atrair leitores para seus artigos mas nada tem a ver com ter um blog popular. Um blog popular possui muitos comentários em seus artigos e é constantemente linkado por outros blogs pela qualidade de seus textos. Não levo aqui em consideração a quantidade de visitantes e/ou pageviews, pois muitos blogs tem números expressivos (como os de downloads e pirataria), mas não possuem links e comentários expressivos.

14 passos para tornar seu blog popular

1. Nome do blog – Escolha um nome simples de memorizar, para que os leitores sempre se lembrem do nome do seu blog. Pode ser diferente da URL, já que os browsers de hoje conseguem localizar facilmente um link através do nome do blog.

2. Sequência de atualização – Defina uma sequência de atualização para o blog e seja fiel a esse sequência. Pense dessa maneira, se você não for fiel ao blog por que seus leitores seriam?

Christmas Season's Over

Creative Commons License photo credit: kozumel

3. Cuidado com a publicidade – Tome muito cuidado com o excesso de publicidade no blog. O leitor está a procura de informação e poderá se sentir ofendido com esse excesso. O ideal é que você alcance uma quantidade significativa de artigos antes de pensar em colocar adsense, ou qualquer outro programa para ganhar dinheiro com o blog.

4. Publicação de textos – Não tenha pressa em publicar seus textos, leia com atenção, corrija os erros de português e defina um título que dê a noção exata do que aguarda o leitor.

5. Link outros blogs – Exercite a política da boa vizinhança. Quando escrever um artigo busque textos relacionados ao assunto e link no seu texto. Um link sincero agrada os leitores que terão uma informação mais embasada e ao blogueiro linkado que se sentirá valorizado. Conheça o movimento blogs unidos.

6. Crie um BlogRoll – Crie uma seção Recomendo no seu blog, e não estou falando aqui de troca de links, mas sim de indicação de blogs que você lê e considera relevantes para seus leitores.

7. Cuidado com as parcerias – Analise com cuidado suas parcerias, não associe o nome de seu blog a pornografia, pirataria, e qualquer outro conteúdo que não está de acordo com o público que visita seu blog. Leia o artigo como conseguir uma parceria de valor para meu blog.

8. Comente em outros blogs – Leu um texto interessante em outro blog? Comente.

9. Responda os comentários – Se programe para responder a todos os comentários deixados no seu blog. Eu procuro responder aos comentários por e-mail, respondo no blog apenas quando é uma dúvida que pode acrescentar ao conteúdo do artigo.

10. Aprenda a fazer parcerias – Evite pedir parcerias, para entender como fazer parcerias leia o artigo do The Best como conseguir melhores parcerias e troca de links.

11. Se apresente para os buscadores – Cadastre seu blog nos buscadores, para que a indexação dos seus artigos seja mais rápida.

12. Utilize técnicas de SEO – Não sabe o que é SEO? Então acesse o Mestre SEO e confira o tutorial que eles disponibilizam sobre SEO. Faça um curso de SEO gratuitamente.

13. Escreva Guest PostsGuest posts significa, literalmente, artigos de convidados, ou seja, você é convidado para escrever em outro blog. A vantagem é que você irá colocar um texto seu em um blog com maior visibilidade. Se o seu texto agradar aos leitores do blog certamente eles visitarão seu blog também. Aqui no GF Soluções estamos abertos a Guest Posts, basta entrar em contato para conversarmos melhor.

14. Redes Sociais – Participe de redes sociais como Orkut, diHITT, Rec6, Facebook, Twitter, entre outras. A divulgação em redes sociais irá alavancar o seu blog no começo, antes da indexação pelos buscadores como o Google, e irá suprir a necessidade de buscar parcerias logo nos primeiros dias de vida do blog. Esse assunto é tão amplo que decidi parar o artigo por aqui e fazer uma continuação amanhã somente sobre o assunto redes sociais.

Leia o segundo artigo da série

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    130 Comentários

    1. Gostei muito das suas dicas. Meu blog ainda está em construção, mas gostaria de saber se é conveniente falar sobre política e debates sociais? Ou devo dialogar sobre outros assuntos? Fiz enfermagem e até possuo um amplo conhecimento na saúde, sou musicista e quero agora cursar jornalismo. Ou seja, estou perdida em relação aos assuntos…Poderia me ajudar?

      Muito Obrigada

    2. Andrea Nascimento

      Boa noite,

      Observei que o primeiro passo é ter uma meta pré estabelecida quando criar um blog. Sou educadora e criei o blog para compartilhar as minhas experiência e ganhar visibilidade na área. Quando me propus a criar o blog sabia que teria que trabalhar para dar certo mas, confesso que inicialmente não achei que iria demandar tanta energia. Grata pelas dicas gratuitas.

    3. Olá! Achei muito úteis as dicas, são fáceis, e as vezes nem nos damos conta de detalhes tão simples, mas tão importantes!
      Os assuntos abordados no meu blog são histórias criadas por mim, e é sempre muito importante escrever bem.
      Gostaria de saber mais sobre o “Guest Post”!!
      Abç. Gabriela

    4. Estou satisfeito com este post pois não entendia o porquê do pequeno publico do meu blog sendo que todos afirmavam que era uma boa fonte de cultura, entretenimento, comedia e e.t.c.

    5. Parabéns pelas suas dicas são fantásticas, como estou iniciando no word virtual..rsrrs, to aprendendo demais com pessoas iguais à você!

    6. Muito boas as suas dicas irei adotar algumas e outras eu já utilizo.

    7. Já aconteceu comigo uma vez a seguinte coisa:
      Eu estava meio que com pressa pra postar (tinha que sair) e acabei me esquecendo de colocar o link da fonte da onde tive a ideia do post, e nos comentários os leitores me esculacharam. Foi tenso, mas já me recuperei.

    8. Parabéns cara, excelente post, realmente ótimas dicas para quem está começando na área. Abraço!

    9. Noossa , Muito boa as dicas viu , fiz um blog recentemente , mas quiz falar sobre um assunto diferente , quis fazer-lo humoristico , mas as dicas valeram muito viu , sou principiante nesse assunto , mais as dicas foram uma ajuda e tanto , obrigada Gustavo , ABRAÇOS

    10. As dicas são muito boas !
      Eu e minhas amigas temos um blog sobre moda e musica.
      Atá agora temos 9 seguidores. E isso não é o suficiente para ele ser conhecido .

    11. Olá,eu sou iniciante e queria me aperfeiçoar no blog.E suas dicas me ajudaram!
      Obrigada!

    12. gabriel

      vc disse que é pra tomar cuidado com o tanto de publicidade no blog no seu site tem mais publicidade do que artigos!!!!

      • Gabriel,
        você está enganado, meu blog possui mais de 1.000 artigos, então ele não tem, de maneira alguma, mais publicidade do que artigos. Segue o que disse,
        “Tome muito cuidado com o excesso de publicidade no blog. O leitor está a procura de informação e poderá se sentir ofendido com esse excesso. O ideal é que você alcance uma quantidade significativa de artigos antes de pensar em colocar adsense, ou qualquer outro programa para ganhar dinheiro com o blog”.
        Acredito que pela qualidade dos meus artigos, a publicidade não seja excessiva.
        abraço.

    13. Gabriel Gomes

      Gustavo, muito obrigado pelas suas dicas, comecei o blog a pouco mais de uma semana, e não tinha noção do que fazer para que ele ficasse popular, ai procurando na internet achei esse excelente artigo. Obrigado por compartilhar os seus conhecimentos com os iniciantes como eu. Abraço!

      • Gabriel,
        obrigado pelo comentário, sugiro também que leia meu e-book gratuito “Blog Profissional”,
        sucesso.

    14. Olá Gustavo!

      Estou mesmo a procura de algumas dicas sobre como tornar o meu Blog mais interessante. Ele tem apenas dois meses, aproximadamente, de vida, e o criei com o intuito de complementar o aprendizado dos meus alunos, dedicando-lhes matérias, vídeos, imagens, artigos, que considero importantes. Se puder, dê uma passadinha lá, e veja se aprovou. Se quiser fazer alguma observãção, desde já, lhe agradeço.

      Att.,

      Monique

    15. Olá Gustavo, muito bom seu post, o bacana da intenert é a ajuda mútua que podemos proporcionar uns aos outros. Obrigado pela dica.

      • Eduardo,
        obrigado pelo comentário. Essa ajuda mútua é que me motivou a começar um blog e fico feliz quando pessoas deixam registrado nos comentários que um artigo que escrevi lhes ajudou em algo.
        grande abraço.

    16. Saudações!

      Meus parabéns!

      Suas dicas e orientações foram muito úteis para mim.
      Com certeza, meu blog será enriquecido.

      Abraço!

    17. Filipe Gonzales

      Olá Gustavo!

      Muito obrigado pelas dicas!
      Há quase um ano e meio criei um blog com o intuito de postar artigos relacionados à arquitetura, artes, letras, fotografia, música e humor. No entanto, acabei o abandonando. Agora, com tempo mais livre estou retomando essa empreitada!
      O link do blog é: http://doarquiteto.blogspot.com/

      Gostaria que visualizasse e, se possível me desse uma resposta por e-mail sobre o que você achou e no que posso melhorar.

      Abraço!

      Filipe Gonzales

      • Filipe,
        fico grato pelo comentário. Não desista de seu blog em hipótese alguma, principalmente se o faz por prazer.
        quanto ao pedido de visitar o blog e fazer uma análise, sempre tive muitos pedidos nesse sentido, mas meu tempo também é curto, mas a cada dia estou me profissionalizando mais no mundo virtual e em breve irei oferecer consultoria para blogs, o que irá me gerar um ganho financeiro (o valor será baixo é claro) e me dará ainda mais tempo para estar no mundo online,
        grande abraço.

    18. Carla Ohrana

      Gostei muito do post, irá ajudar muito no crescimento do meu blog.
      Obrigada.

    19. Você simplismente deu uma aula teórica, MAIS que completa, inacreditável. Irei aderir suas dicas em meu Blog. Obrigado mesmo. 🙂

      • Peterson,
        obrigado pelo comentário, espero que goste de outros artigos que escrevi aqui no GF sobre o assunto,
        Feliz Ano Novo!

    20. Caah

      Adorei as dicas e estou usando-as em meu blog, sobre livros e filmes.

      • Caah,
        que bom que gostou, aqui no GF Soluções existem várias outras dicas para ajudar seu blog a crescer.

    21. Valeu as dicas!
      Super legal!

      Ei, posso mandar um guest post?!

      Só que o meu blog é de diário de celebridades!

      • Vanna,
        pode enviar um Guest Post sim, mas o assunto tem que ser dentro do contexto do GF Soluções, por exemplo, dicas de redes sociais, dicas para blogs, dicas para o Twitter, e por ai vai.
        abraço.

    22. Izabella

      Eu fiz um blog e estou seguindo suas dicas, ótimas dicas, BjO. Muitos sucessos , mais ainda porque vocÊ já é um sucesso.

    23. Gustavo,
      suas dicas são muito valiosas. Não basta apenas criar um blog que não agregue nenhum valor e também não acrescenta em nada um blog sem fundamento ou conceito pré estabelecido. Um blog de sucesso precisa ser direcionado para um público X, ter um nome fácil para ser rapidamente localizado e bem escrito para atrair seguidores.

      • Giselle,
        obrigado pelo comentário. É isso mesmo, tudo faz parte, tudo que falou, para o sucesso de um blog,
        abraço.

    24. Muito legaaal sua postagem , bem especificada e complexa. Obrigado pleas dicas. Espero que meu blog cresça com essas dicas.

    25. sanferr

      Fáz pouco tempo que comecei meu blog. Gostaria de parabenizar a todos os colegas blogueiros/colunistas que, como eu, se esforçam para colocar na internet assuntos relevantes a vida das pessoas.
      Atenciosamente,
      SANFERR

    26. Liliane

      Olá, comecei meu blog a pouquíssimo tempo e ainda não consegui localizá-lo na web. Não sei como divulgá-lo nas redes sociais como orkut e msn, já cadastrei alguns parceiros mas ainda não aparece nada no blog! Se você tiver alguma sugestão para me ajudar eu ficarei muitíssimo grata!!!
      Obrigada e parabéns por sua generosidade em compartilhar tudo o que sabe, pra dar uma luz a quem está iniciando agora!!
      Fique com Deus!

    27. elton

      cara, mt bom o blog, estou no começo, mas é começo mesmo ^^ espero estar sempre aqui tirando dúvidas. Até mais

      • Elton,
        boa sorte nesse começo, seja perseverante e você poderá conseguir alcançar o sucesso com seu blog,
        abraço.

    28. Como sou iniciante não tenho muito a dizer. Então, OBRIGADO.
      Acho que a generosidade no compartilhar é fruto da competência e sucesso naquilo que se faz.

    29. Olá!!
      Antes de mais nada, quero parabenizá-lo pela iniciativa em repassar os seus conhecimentos para os iniciantes da divulgação de seus trabalhos.Sou da área da saúde e quero divulgar o meu trabalho através de algumas informações sobre o que faço. adorei suas dicas foram bastante úteis.

      • Weruska,
        obrigado pelo comentário. trabalho com saúde há 16 anos, e há 6 anos estou na área de tecnologia da informação, mas ainda na área de saúde,
        abraço.

    30. Gabriel Almeida de Oliveira

      Olá Gustavo, primeiramente queria lhe falar que criei meu blog graças a você. Estava com um projeto em mente e decidi criá-lo a partir de suas dicas de como criar um blog e 5 dicas para aumentar o número de visitantes.
      Queria também lhe falar que simpatizei pelo blog também pelo seu curso já feito, eu também faço Sistemas de Informação na UFU – Universidade Federal de Uberlândia em Minas Gerais . Queria lhe pedir que depois quando tiver tempo passe no meu blog e veja se estou abordando os fatos sobre uma parte do Universo de TI corretamente.
      Desde já agradeço , segue o link do blog http://tecnologiaemavanco.blogspot.com

    31. Caro Gustavo,

      As informações que passou são excelentes. Tenho apenas um dúvida:Meu blog é para divulgação de meu livro. Não há comentários,porém o número de acesso é expressivo. Isso é bom ou ruim? E em caso negativo, o que acha que posso fazer para mudar essa situação?
      Parabéns mais uma vez pelos comentários.

    32. H3w

      Ai vlw essas dicas são massa!!!!

    33. Ola! Suas dicas me ajudaram, eu gostaria q vc desse uma olhada no meu blog e me ajudasse como puder. Obrigada.

    34. Gustavo,
      muito obrigada pelas dicas. São valiosissimas na hora de se destacar na web. Ter um blog de qualidade é muito importante, mas é igualmente importante ser encontrado pelas pessoas, né? Afinal de contas de que vale um bom conteúdo se ninguém pode desfrutá-lo pois está escondido como agulha no palheiro.
      Seu artigos são ótimos! vou colocálos em prática e volto para dar meu depoimento.

      abraços!

      • Bruno,
        que bom que está gostando dos artigos, boa sorte nesse início na blogosfera,
        um abraço.

    35. carolzinha

      obrigada pelas dicas! estou crinado um blog para concientizar as pessoas, de que devemos cuidar do meio ambiente. aproveito e falo um pouco sobre assuntos ineteressantes.

    36. Barbara

      Adorei as dicas mais não entendi muito bem por favor me ajude estou com meu blog desde o ano passado e só tenho as visitas se quem me conhece e porque queriam ver como era depois nunca mais entraram e nunca mais tive visitantes me ajude meu blog é:estilos-variados.blogspot.com

    37. Oi, gostei muito das dicas, estou iniciando como bloqueira e como vc pode dar uma olhadinha em meu blog, não esta muito interesante ainda, eu gostaria de usa-lo para troca de experiencia e informações diversas… obrigada
      .-= Alessandra publicou o artigo =-.

    38. Romário

      Gostei muito do blog pois estou qui para aprender como criar o meu

      e ganhar dinheiro com isso…

      obrigado!!

    39. eu colo textos que agrada os visitantes mais eles não deixam nem um comentario fiz uma sessão de tirinhas e deu otimos resultados mais as pessoas me falam no msn que gostaram mais não comenta =/
      .-= marquynho publicou o artigo Tirinha: ”A Praga” =-.

    Deixe uma resposta