Gravatar: o que é, como ter um, como criar um gravatar?

Como criar um gravatar e colocar no WordPress.

Maio é o mês de aniversário do GF Soluções. Esse ano o blog completa 5 anos. Posso dizer que esse feito não é para todos, já que grande parte dos blogs criados não passam de 90 dias.

Em comemoração aos 5 anos do GF Soluções vou republicar alguns artigos lá do início, alguns que pertenciam a um antigo site chamado GF Soluções e que, junto com outro blog no Blogger veio a ser o GF Soluções que existe hoje.

Esse artigo foi publicado originalmente no dia 26 de julho de 2008.

Hoje irei falar sobre o Gravatar, um serviço web 2.0 que possibilita aos internautas exibirem uma foto ou imagem ao lado de seus comentários em blogs (por enquanto só os com domínio próprio e desenvolvidos no wordpress) em que o serviço está ativado.

como criar um gravatar

Como já devem ter reparado (pelo menos os mais observadores) o GF Soluções está com uma nova funcionalidade nos comentários, agora quando você fizer algum comentário sua foto ou imagem cadastrada no Gravatar irá ser inserida junto com seu comentário.

Para quem ainda não sabe o que é um Gravatar e como ter um basta continuar a leitura e aprender a criar o seu.

Para quem está interessado em como ativar essa funcionalidade em seu blog wordpress 2.5 ou superior sugiro que leia o artigo do pBlog ou se tem uma versão anterior do wordpress ou não deseja utilizar plugins leia esse artigo mas se o que você quer é colocar seu Gravatar ao lado do post, como eu fiz, leia esse outro artigo do pBlog.

O que é Gravatar

Um Gravatar (Globally Recognized Avatar), segundo o site que gerencia o serviço,

“é simplesmente uma imagem avatar que você leva de um blog para outro e aparece ao lado de seu nome quando você comenta em blogs com Gravatar habilitado.”

Como criar um Gravatar

Acesse o site Gravatar e digite seu endereço de e-mail no campo E-mail (esse endereço de e-mail deverá ser utilizado nos blogs para que seu Gravatar apareça, é através do e-mail que o sistema vincula as fotos aos comentários). Clique em “Assinar” e aguarde um e-mail de confirmação. Após verificar o e-mail digite um nickname e uma senha.

Como fazer o upload de uma foto ou imagem

Clique em “My Account” –> “Add an image” e escolha de onde deseja importar a foto ou imagem:

  • My computers hard drive – Computador local.
  • An image on the internet – Imagem hospedada na internet.
  • Your wordpress.com avatar – O avatar de sua conta no wordpress.com.

Após inserir a foto clique em “Next” e aguarde o upload. Quando a foto aparecer, ela estará no tamanho “normal”, mas só irá aparecer o que está em destaque no quadrado tracejado. Com o mouse mova e redimensione o tracejado e observe ao lado as alterações. Agora clique em “Crop and Finish” e defina qual a classificação de seu Gravatar:

  • X – Imagem contendo sexo e/ou violência extrema.
  • R – Imagem obscena, nudez ou drogas.
  • PG – Imagem com gestos rudes, vestimenta provocante e/ou violência moderada.
  • G – Imagem que pode ser utilizada em qualquer tipo de blog.

Cuidado ao escolher a classificação, seja bastante sincero ou poderá ter seus comentários bloqueados em alguns blogs, se sua imagem não pode aparecer em qualquer blog (ou seja, onde está claro que crianças, adolescentes e pessoas que não estão ali para ver cenas fortes ou de sexo) escolha outra classificação que não a G. Após escolher sua classificação clique em “Confirm”.

Agora você já possui um Gravatar, clique em “Check this Gravatar” e visualize como seu Gravatar irá aparecer nos blogs. Deixe um comentário nesse artigo para testar seu Gravatar!

Confira outros artigos interessantes

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    280 Comentários

    1. damianapsi

      Testando meu gravatar

    Deixe uma resposta