Meu blog é um sucesso

Esse artigo é um Guest Post escrito por Diego Soares. Ele é formado em Ciências da Computação pela Faculdade de Jaguariúna e trabalha na área de informática há 10 anos. Ele escreve e administra o Professional Blogger, onde você encontra dicas de SEO e maneiras de se tornar um Problogger. Assine os Feeds do Professional Blogger e aprenda a subir as escadas da blogosfera rumo ao topo.

A combinação do Conteúdo de Qualidade com bom humor e profissionalismo, resulta em nada mais nada menos que “Sucesso”. Pois bem, este artigo é para você que já é conhecido na Blogosfera ou está no caminho para tal proeza.

b&w - editada
Creative Commons License photo credit: Felipe Holanda

Mantenha o foco para crescer mais

O Gustavo escreveu um artigo bem interessante sobre as distrações que impedem o Problogger de evoluir no trabalho e no rendimento do mesmo. É importantíssimo manter o foco, acompanhando as estatísticas do blog e otimizando o conteúdo de acordo com os resultados obtidos: Qual a palavra-chave mais relevante no blog? Qual o artigo mais visitado? Quais os trackbacks que mais geram visita?

Não confunda foco com mente fechada, a diversidade é sua aliada para manter a credibilidade alta no blog, por exemplo: Você possui foco em ensinar técnicas sobre otimização de anúncios para o Google Adsense, mas verifica que existem pessoas que pesquisam sobre anúncios do Yahoo!, não será essa a hora de direcionar o conteúdo para esses usuários? Pense que se você não tem conteúdo para as pesquisas direcionadas ao seu site, outros não perderão essa oportunidade…

Aprenda à controlar seus visitantes
Quando seu blog possui mais do que 500 visitas no dia, não faltarão comentários, grande parte serão spams, mas isso é resolvido facilmente com o Akismet, mas mesmo assim você terá uma quantidade grande de comentários para responder.

Por isso recomendo que você agende um dia específico para responder os comentários, pois assim estará dedicando um tempo especial para os comentários e evitará escrever coisas por impulso, é melhor demorar um pouco para responder do que não responder.

Existem também os visitantes que querem que você ensine o be-a-bá do Problogger. É claro que se você tem tempo e dinheiro de sobra, nada o impedirá de montar uma cartilha para eles, mas eu duvido que a maioria tenha tais sobras(risos). Existe um ditado interessante que pode ser aplicado para os usuários que querem tudo bem explicado: Não dê o peixe, de a vara para a pessoa pescar…

Com este ditado já deu para esclarecer muita coisa, então seja educado e dê as referências para que seu usuário possa ter links ondem procurar uma informação mais completa sobre um determinado assunto.

Está na hora de usar a Agenda
Como eu já citei acima, a agenda para o Problogger é um dos ítens fundamentais para o sucesso do blog. Além de agendar as respostas para comentários, comece à planejar as datas para os seus próximos artigos.

Essas dicas também valem para os Guests Posts, tanto para convidados seus ou para aqueles que convidou. Pense por um momento, se você escrever por dois dias e publicar dois Guests Posts na semana, serão quatro dias de conteúdo no blog, e essa freqüência conta ponto para você junto aos buscadores e leitores.

Recomendo que faça intervalos entre os seus artigos e os artigos convidados, normalmente eu publico Guests Posts na segunda e na quarta, e os meus são publicados na terça e na quinta, e quando estou muito inspirado, publico um artigo na sexta. Para fechar este tópico, quero ressaltar a importância em agendar artigos, afinal de contas o seu blog é a sua empresa, e na empresa você precisa de metas e prazos para alcançar objetivos.

De Problogger para Macro Problogger

Pode parecer estranho, mas tomar conta de vários blogs, pode lhe proporcionar inspiração de sobre e o mais importante, aumento de seu rendimentos. É claro que você não precisa criar um blog de Tecnologia e outro de Culinária, afinal de contas é impossível ser expert nos dois assuntos. Por isso busque assuntos da mesma área, eu por exemplo possuo o Professional Blogger, no entanto atualizo um blog sobre notebooks e celulares, os dois são da mesma área “Tecnologia”, mas com públicos refinados.

Para você aumentar sua receita e idéias, digo que tenha de 2 até 3 blogs da mesma área com públicos diferentes, e se possível, relacione o conteúdo dos mesmos, os valores para manter o custo dos vários blogs é baixo comparado aos rendimentos obtidos. Então anote esta dica e pare de concentrar o seu cérebro em um único blog…

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    Deixe uma resposta