O granjeiro e o sábio: Seu blog está precisando de mais atenção do granjeiro?

Hoje trago um artigo um pouco diferente dos que tenho costumo de publicar. Ontem estive numa pequena palestra e ouvi essa história muito interessante e que é bem conhecida pelo pessoal de administração, a história “O granjeiro e o sábio”, de “autor desconhecido”.

Resolvi fazer um paralelo e apresentar uma visão para a blogosfera. Então vamos imaginar que o granjeiro seja você, ou eu, um blogueiro, a granja é um blog e o sábio é… um sábio Alegre alguém com um bom conhecimento na área da blogosfera, um blogueiro mais experiente que eu e você. Agora leia a história e depois conversamos mais.

O granjeiro e o sábio

Um granjeiro pediu certa vez a um sábio, que o ajudasse a melhorar sua granja, que tinha baixo rendimento. O sábio escreveu algo em um pedaço de papel e colocou em uma caixa, que fechou e entregou ao granjeiro, dizendo:

“Leva esta caixa por todos os lados da sua granja, três vezes ao dia, durante um ano.”

Assim fez o granjeiro. Pela manhã, ao ir ao campo segurando a caixa, encontrou um empregado dormindo, quando deveria estar trabalhando. Acordou-o e chamou sua atenção. Ao meio dia, quando foi ao estábulo, encontrou o gado sujo e os cavalos sem alimentar. E à noite, indo à cozinha com a caixa, deu-se conta de que o cozinheiro estava desperdiçando os gêneros.

A partir daí, todos os dias ao percorrer sua granja, de um lado para o outro, com com seu amuleto, encontrava coisas que deveriam ser corrigidas.

Ao final do ano, voltou a encontrar o sábio e lhe disse:

“Deixa esta caixa comigo por mais um ano; minha granja melhorou o rendimento desde que estou com o amuleto.”

O sábio riu e, abrindo a caixa, disse:

“Podes ter este amuleto pelo resto da sua vida.”

No papel havia escrito a seguinte frase:

“Se queres que as coisas melhorem deves acompanhá-las constantemente”.

Seu blog está precisando de mais atenção do granjeiro?

o granjeiro e o sabio

O texto é muito bom e é para se fazer uma análise individual, mas vou tentar esclarecer alguns pontos.

Seu blog está precisando de mais atenção do granjeiro? Pense bem, você tem dado a atenção devida a seu projeto? Tem saído pela manhã a visitar os campos? Tem se preocupado se o seu projeto está limpo e sendo alimentado corretamente? O alimento tem sido bem aproveitado?

Muitas vezes reclamamos que não temos oportunidade, ou que a “granja” do vizinho faz mais sucesso que a nossa pelo simples fato dele ter “sorte”, mas não prestamos atenção no que está deixando de ser feito em nosso projeto e que poderia agregar um grande valor a ele.

Dê atenção ao seu blog, só você pode cuidar dele da maneira correta

Seu blog não está recebendo o número de visitas que gostaria? Ou não está ganhando dinheiro como gostaria com ele?

Talvez seja o momento de visitá-lo com mais frequência, caminhar pelas páginas de seu blog, procurar suas principais palavras-chave nos mecanismos de pesquisa, entender os relatórios do Google Analytics e do Google Webmasters Tools, otimizar seus blocos de anúncio.

Aproveite também para melhorar o layout e profissionalizar ainda mais seu projeto, seguindo os 7 passos do e-book gratuito “Como transformar seu blogspot em blog profissional (sem sair da plataforma Blogger)”.

Visite também as granjas vizinhas e entenda por que seu projeto está tão atrás, analisando os artigos, os comentários, o layout e outros elementos interessantes. Saia também pelas redes sociais e fale sobre o seu projeto, afinal ele está aberto a visitação e comentários.

Se qualifique e se prepare para crescer e ser referência no seu nicho de atuação, não se contente em ser o segundo, busque sempre ser o primeiro, pois se você, assim mesmo, ficar em 3º ou 4º será com a melhor qualidade possível e isso será ótimo para seu nicho, ter vários blogs com alta qualidade.

Pense nicho e deixe seu comentário, vamos debater um pouco mais sobre o assunto.

Crédito da imagem: Wikimedia

17 Maneiras de Ganhar Dinheiro na Internet

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

9 Comentários

  1. Olá Gustavo, maravilhosa postagem ! Creio que a comparação foi muito feliz neste caso e nos trouxe excelentes reflexões !

    Hoje mesmo estava pensando sobre isso, analisando certas coisas que vejo neste meio, creio que muitos se acomodam acreditando que blogar é apenas postar o que vier na mente e pronto… Mas esta atividade engloba um conjunto de atividades e responsabilidades que necessita constantemente de dedicação. Mesmo como no meu caso, de um blog pessoal, é necessário ter consciência e bom senso para filtrar o que irá ao ar, é preciso ler muito, se informar, dar atenção aos leitores, conhecer novos espaços, divulgar, etc.
    Procuro passear bastante pela minha granja e quando tenho dúvidas, procuro esclarecimentos ou então navego sempre em busca de novidades e informações. Ainda tenho muito que aprender, mas também reconheço que houve uma melhora justamente vinda desta dedicação :)
    Mesmo quem tem um dia corrido, é possível dar atenção ao blog caso se organize e tenha boa vontade para tentar sempre oferecer o seu melhor :)

    Um enorme abraço e bom fim de semana !
    Samanta Sammy postado recentemente…A essência de blogar X A busca desenfreada pelo sucessoMy Profile

  2. Realmente a qualidade do blog ou site depende da atenção que dispensamos a ele. E você apresentou muitas dicas e ferramentas para cuidarmos do site e do blog. O que me faz pensar que para a qualidade do blog e do site, da granja enfim, precisamos cuidar do granjeiro. O estudo, a necessidade de atualizar-nos, precisamos abrir a caixa do conhecimento, arregaçar as mangas e estudar, pois o conhecimento está ao alcance de nossas mãos, de nosso click. Precisamos ter a disciplina e a determinação para querer saber e entender mais o nosso universo, a blogsfera.
    Redes de Dormir postado recentemente…8 maneiras infalíveis para desperdiçar seu tempo com internet marketingMy Profile

    • Lourdes,
      obrigado pelo comentário. Esse texto é muito rico e pode ser adaptado para várias outras situações de nossa vida, não é mesmo.
      Abraço.

    • Mario,
      a questão da qualidade dos artigos em Guest Posts merece sempre uma atenção especial. Quando abrimos para artigos de convidados, não quer dizer que vamos publicar o que foi enviado. É um cuidado específico do granjeiro.
      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

CommentLuv badge