Software Livre na escola: Projeto em Portugal

Tive acesso a um CD do Projeto “Software Livre na Escola“, um projeto do governo de Portugal que pode, e deve, ser copiado pelo governo e organizações não governamentais do Brasil, para fomentar o acesso das crianças na escola a software livre, criando dessa forma uma nova sociedade que não está com a mente enraigada em software proprietário.

O projeto é gerido pelo Ministério da Educação de Portugal e embasado em uma lei federal e tem por objetivo divulgar e capacitar as crianças a utilizar software livre. Nada forçado ou imposto, mas sim uma iniciativa que demonstra a seriedade e comprometimento de um governo com a formação de seu povo, o que infelizmente no Brasil fica apenas em discursos (oficialmente o Brasil apóia o software livre, mas pelos números crescentes da pirataria de software no nosso país o governo já deveria ter tomada uma atitude no mínimo parecida com Portugal, educar as crianças no software livre para que eles cresçam sabendo manusear essas ferramentas úteis a cidadania).

domingo na casa do conde 3
Creative Commons License photo credit: dpadua

Conteúdo do CD

Claro que o projeto é grandioso e merece todo tipo de elogios, mas vou focar no CD que é oferecido para download no site. Para baixá-lo basta clicar aqui (você ainda tem a opção de baixar a capa e contra capa do CD). Segue abaixo alguns softwares que estão presentes no CD.

Considero essa ação do Governo Português como louvável e um exemplo a ser seguido pelo Governo Brasileiro, não adianta apenas criar programas que incentivem os fabricantes a oferecer hardware barato com software livre instalado, precisa formar pessoas que saibam lidar com esses softwares que podem, e devem, substituir os softwares proprietários, do contrário a pirataria de software continuará crescendo no país (não estou defendendo aqui as companhias donas do software proprietário, mas sim o consumidor, que muitas vezes se sente constrangido em ter de utilizar um software “pirata”, por desconhecer softwares excelentes e gratuitos), e com o incentivo do governo.

Capa CD Software Livre Portugal

Capa CD Software Livre Portugal

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Bom dia Sr. Gustavo Freitas, sou Eraldo Guerra de Recife-Brasil e gostaria de parabeniza-lo pelo blog e o programa software livre na escola. Gostaria muito de participar e colaborar apresentando palestras ou oferecendo cursos com Blender e Gimp. Sou um entusiasta do software livre e acredito que a colaboração e a troca de conhecimento seja o caminho para o sucesso. Espero que goste de minha sugestão e estou a disposição.

      Obrigado

      Eraldo Guerra

      • Eraldo,
        na verdade o projeto não é meu, é do governo de Portugal, por isso aconselho que entre em contato com eles,
        abraço e sucesso.

    2. Néia

      Trabalho na esducação especial e goataria de ter acesso a este projeto mas não consegui. Alguém tem alguma dica? Receber por e-mail. Obrigada.

    3. @Tux,
      realmente poderia ser em Linux, mas considero qualquer passo na educação louvável (como você mesmo disse) quem sabe na próxima versão vem em Linux.

      @Rui Palma,
      na área da educação, o que parece pouco pode se multiplicar num valor incalculável, parabéns para Portugal. Aqui no Brasil o que tem sido feito pelo governo é incentivar a pirataria, pois dá isenção de impostos para máquinas que são vendidas com Linux, mas não prepara a população para utilizar essa importante ferramenta, levando a compra de software pirata para utilização.

      um abraço aos dois.

      Gustavo Freitas Escreveu um post sobre… Google: 10 anos de sucesso

    4. Projecto louvável e que deve ser copiável sim senhor, mas para além disto muito pouco tem sido feito pelo governo português em torno do código aberto/ “software” livre – menos que o que tem sido feito no Brasil. Mas as poucas iniciativas portuguêsas tem crescido exponencialmente, e têm feito algum sucesso, o que é óptimo, e se a esmagadora maioria das pessoas aqui em Portugal ainda não ouviu falar em “software” livre e ouviu falar do Linux como o “sistema operativo dos ‘nerds'”, pelo menos a grande maioria da malta nova já conhece e muitos (cada vez mais) usam Firefox, OpenOffice, Gimp, Ubuntu…

      Rui Palma Escreveu um post sobre… Detailed program for Summer Esperanto Study

    5. Tux

      A iniciativa portuguesa é pra lá de louvável. Mas nem tudo são flores…”Todo este software é gratuito, e pode ser copiado, distribuído e instalado em qualquer computador.
      Este software foi testado com Windows XP SP2″.

      Distribuições linux voltada pra educação é o que não falta.

    Deixe uma resposta