Há 12 anos simplificando a Tecnologia e a Internet

#FollowFriday: O Twitter é meu e eu sigo quem eu quero

Hoje é sexta-feira, e para os usuários do Twitter é dia de Follow Friday, ou seja, o dia em que você indica pessoas no Twitter que você segue para seus seguidores (complicou!? 🙂 ).

Por exemplo, se você quer me indicar para o Follow Friday, você utiliza a hashtag #FollowFriday, ou pra simplificar, #FF @gustavofreitas.


Os seus seguidores, ao verem essa hashtag poderão, ou não, acessar meu perfil e passar a me seguir também no Twitter. Alguns o farão automaticamente compulsivamente, agora outros serão mais seletivos e irão analisar o meu perfil para saber se envio muito spam, se realmente utilizo meu Twitter ou se o assunto do meu perfil é interessante pra eles. É aqui que entra minha opinião pessoal sobre seguir e ser seguido no Twitter.

O Twitter é meu e eu sigo quem eu quero

É isso mesmo! O Twitter é meu e eu sigo quem eu quero, e essa afirmação não é minha, é de todos, pense sempre assim antes de começar a seguir um usuário do Twitter. Não o faça por compulsão, por achar que tem a obrigação de “seguir de volta”. Isso pode atrapalhar o desenvolvimento de seu perfil no Twitter. Sempre que pensar em seguir alguém que ainda não conhece, visite seu perfil no Twitter, confira os últimos tweets dele e veja se o assunto está dentro do que você procura e gosta. Se não for do seu agrado, não siga. Isso tornará sua timeline mais produtiva e menos entediante, pode ter certeza.

Uma dica que dou para os usuários do Twitter, é que preencham os dados da sua Bio (biografia) no seu perfil. Sempre que você começa a seguir alguém, essa pessoa recebe um e-mail, como você pode ver na imagem abaixo. Eu recebo o e-mail e a primeira coisa que analiso é a bio do usuário, para saber se vale a pena segui-lo. Quando encontro a bio em branco deleto o e-mail e a vida segue. Na imagem abaixo a bio está em branco.

twitter, bio, follow fridayA imagem abaixo já é de um usuário do Twitter que fez o dever de casa, preencheu sua bio. Então quando ele começou a me seguir, pude constatar se compensava ou não segui-lo também. E o Twitter ainda ajuda, relacionando quais de meus seguidores que ele segue e quais nós seguimos em comum. Isso me possibilita, ainda do e-mail, analisar se devo ou não acessar o perfil dele para segui-lo.

twitter, dicas, follow fridaySe você quer saber algo sobre um perfil do Twitter antes de começar a seguí-lo, o que é recomendado, sugiro que entre no Twitter da pessoa, exemplo do meu Twitter @gustavofreitas ao entrar no perfil você encontra a minha foto, meu nome e um resumo (bio) de quem sou eu. Abaixo desse resumo você encontra o link para um de meus blogs, mas uma dica aqui é que você também pode colocar um link para um agregador de links (como o About.me e o Me Adiciona).

Do lado direito você encontra o meu total de tweets, o número de pessoas que sigo (following) e o número de pessoas que me seguem (followers) e ainda o número de listas (listed) em que meu usuário aparece. Ainda pode-se ver alguns perfis que sigo e alguns perfis que me seguem. Isso é interessante ser analisado antes de se começar a seguir um perfil no Twitter, na minha opinião.

twitter, perfil, gustavo freitas

E você, segue todos que te seguem? Tem algum critério para escolher aqueles que você irá seguir no Twitter? Deixe sua opinião nos comentários.

Gustavo Freitas
twitterweb 2.0

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.