Movimento Blog Voluntário: Como encontrar o que você procura

Continuando a participação no Movimento Blog Volunário 2009, hoje vou ensinar aos novatos no mundo virtual a encontrar a informação que precisam. Ouvimos todos os dias que tudo que precisamos saber pode ser encontrado na internet, mas como encontrar essa informação em meio a milhões de páginas que existem? Uma resposta óbvia seria, use o Google. Mas isso não quer dizer que você irá encontrar o que está procurando especificamente e com a rapidez que deseja. Nesse artigo vou relacionar algumas dicas de como utilizar melhor a ferramenta de busca do Google.


The other Google Earth
Creative Commons License photo credit: Casey Florig

Segue as dicas:

  1. O Google não diferencia minúsculas, maiúsculas ou acentuação. Então pare de se preocupar com isso.
  2. A busca pode ser feita com quantas palavras quiser (mas você verá que se souber o que procura não precisará digitar muitas palavras), mas quando elas estão separadas por espaço ele procura por uma e também pela outra (não importando se estão juntas no texto). Ex.: Ronaldo Fenômeno trará todos os resultados que contiverem essas duas palavras no texto. Veja na figura abaixo, retornou 1.080.000.
  3. Se quiser achar a palavra do jeito que está escrita, coloque entre aspas (””). Ex.: “Ronaldo Fenômeno” trará apenas os resultados em que as duas palavras estiverem juntas e nessa ordem no texto. Agora retornou “apenas” 827.000.
  4. Se quiser excluir resultados que contenham palavras específicas coloque um sinal de menos (-) na frente da palavra à excluir. Ex.: “Ronaldo Fenômeno”-travesti trará todos os resultados da pesquisa do item 3, menos os que contém a palavra travesti. Agora retornou “apenas” 271.000.
  5. Se quiser incluir uma palavra é só usar o mais (+) antes da palavra que deseja incluir. Ex.: “Ronaldo Fenômeno”+travesti trará todos os resultados que contenham Ronaldo Fenômeno e travesti.
  6. Se quiser procurar em uma data específica. Ex.: “Ronaldo Fenômeno”+travesti+2008.

Amanhã é o último dia do Movimento Blog Voluntário 2009 e darei mais algumas dicas avançadas de buscas no Google, até lá!

Movimento Blog Voluntário: Como encontrar o que você procura
Rate this post

0 thoughts on “Movimento Blog Voluntário: Como encontrar o que você procura”

Deixe uma resposta