O que são Feeds? Se você ainda não sabe o que são Feeds (RSS, XML, ATOM), está no lugar certo, pois nesse artigo vou explicar o que são Feeds e como você pode utiliza-los pra acompanhar notícias pela internet de várias maneiras, inclusive no seu e-mail.
Se o que você procura é uma maneira de implementar os Feeds no seu blog, sugiro a leitura do e-book “Feeds e Feedburner: Aprenda tudo que você precisa pra ganhar dinheiro com eles“.
Nesse artigo vou fugir de significados extensos ou explicações técnicas e procurar ser o mais objetivo e simples possível, afinal o artigo é voltado para pessoas que querem ler artigos utilizando feeds e não para profissionais que querem criar arquivos em formato de feeds (xml).
Entendendo o que são Feeds
Para você entender de maneira simples o que são feeds, vamos fazer uma comparação com o mundo real.
Quando você quer assistir um filme na TV, a primeira coisa que você faz é olhar os canais disponíveis até achar um filme que lhe agrade. Se você for assinante de TV a cabo ou tiver uma parabólica o número de canis disponíveis é maior e a tarefa será um pouco mais demorada e certamente você perderá algum conteúdo interessante por desconhecer que ele exista.
Para simplificar essa tarefa você pode solicitar a programação dos canais a sua operadora de TV a cabo e se programar, pois saberá que filme passará em determinado horário no canal tal.
Na internet o universo de “canais” chega facilmente a centenas de milhares, o que torna a tarefa de visitar canal por canal em busca de notícias de seu interesse inviável. O que fazer então? Subscreva a “programação” dos sites/blogs que gosta e leia somente o que lhe interessa no momento, sem perder nenhuma notícia e tempo vagando pela web.
É nesse ponto que entram os Feeds (RSS, XML, ATOM), que em inglês quer dizer “alimentador” (tradução livre), pois ao subscrever os feeds de um determinado endereço, seja via e-mail ou leitor de Feeds, você será informado sempre que um novo post for publicado e poderá, ou não, ler esse post sem acessar o site/blog subscrito.
Agregador de Feeds
Para ler seus Feeds você precisa de um software que receba a alimentação vinda do site/blog. Existem vários gratuitos e de boa qualidade, e senão quiser instalar qualquer programa ainda pode utilizar o próprio Internet Explorer ou o Firefox. No link abaixo você encontra uma listagem dos principais agregadores para Linux, Windows e Mac.
Quando utilizava agregadores de feeds, gostava muito FeedReader, pois pode ser utilizado até mesmo em um pendrive, o que torna a leitura de Feeds muito mais interessante.
Feeds no e-mail para sua comodidade
Se o site ou blog que visito e me disponho a subscrever os seus Feeds possui a opção de receber por e-mail, não penso duas vezes, subscrevo por e-mail, pois acho mais prático e produtivo para mim. Se você também pensa assim e agora que sabe o que são feeds, talvez queira subscrever os feeds do GF Soluções.
Como Subscrever os Feeds do GF Soluções
Para subscrever os Feeds do blog, basta utilizar as opções abaixo. Se utiliza um agregador de Feeds clique em “Assine os Feeds” e insira a URL em seu agregador.
Assine os Feeds
Se preferir receber por e-mail basta digitar seu e-mail na caixa de texto e clicar em “Enviar”, fazer a verificação de letras que aparecerá e depois confirmar a inscrição através de um e-mail que será enviado para você.
Espero que a explicação tenha sido o mais simples possível, pois o intuito era dar a conhecer esse elemento conhecido como Feeds e não se aprofundar em termos técnicos e avançados. Se gostou do blog, se trata de assuntos que lhe interessam, subscreva nossos Feeds, é inteiramente grátis.
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
muito boa as dicas, obrigado sucesso!!
Olá Gustavo.!
Conheci seu blog a algum tempo e desde então acesso ele todos os dias , é muito bom; é muito informativo.
Mas tenho uma dúvida sofre Feeds, Assinei alguns Feeds de alguns blog e inclusive o seu e vi que a postagem fica completa no e-mail e a pessoa pode muito bem plagiar o artigo; disso eu tenho certeza.
Usar o feeds além de correr risco de o blog ser plagiado,pode fazer o assinante deixar de ir acessar o blog pois as postagens estão no e-mail ?
Já em outro blog não deixava a postagem toda e sim só uma mensagem comentando sobre a postagem e o link da postagem para a pessoa acessar, isso com certeza é bem mais seguro; você sabe como podemos fazer isso ?
Gostaria muito que você me explicasse,
Desde já obrigada !
Jessica,
em alguns blogs eu utilizo o feed completo, em outros não. Isso só o tempo vai lhe dizer qual é melhor para o seu nicho e seu blog. Se você usa o Blogger ou WordPress, tem como fazer isso nas configurações no painel de administração, na parte reservada a feeds.
Quanto ao plágio, estamos sujeitos a ele e não somente pelos feeds.
Abraço.
Gustavo:
Mudei de Blogger para WordPress e após a mudança, o feed e envio de postagens por email não funciona mais. Poderia me dar uma dica de como resolver isso?
Aguardo.
Celso
Celso,
você criou outro feed para o blog novo ou mudou a url no feedburner do feeds que já existia? se o problema não for esse, dê uma lida nesse artigo https://www.gfsolucoes.net/gustavo/dicas-blog/feedburner-dicas-de-utilizacao-e-monitoramente-do-seus-feeds/ e esse aqui também http://blog.pedrobachiega.com/erro-no-feed-rss-do-seu-blog-wordpress-ou-feedburner-nao-atualizado/,
abraço.
Gustavo o site está de parabéns, pois facilita muitoa vida de quem quer criar um blog, pois vocês já dão as opções e explicam detalhadamente cada parte do blog. Abraço…
Hygor,
obrigado pelo comentário,
abraço.
Gustavo meu caro, to te acompanhando passo a passo em suas dicas. Sua linguagem simples tem me ajudado muito pois sou leiga no assunto. Arrebentou, continuarei enviando as novas. Valeeu!
Aniele,
obrigado pelo comentário,
abraço.
olá,
fiquei confusa! os feeds são para vc clicar e receber por e-mail os novos posts do blog ou é para compartilhar com outros o que vc leu?
keria colocar as duas coisas no meu blog word press. tanto um compartilhe com várias opções e um widget para as pessoas enviarem seu e-mail, twitter ou algo assim para eu atualizá-las… como faço?
mto obrigada!!
Ótimo! Agora voltando e, finalmente, fazendo alguns “ajustes” no meu blog…
.-= Lívia publicou o artigo Eu canto e o porquê de Bandolins =-.
muito bom,meu blog tá em reforma 😡
bgs
Jess Escreveu um post sobre… Erm…
obrigado pelos comentários,
um abraço.
Ola , adorei a explicação, esta ferramenta é de grande valia para blogueiros!!!! um abraço!!
Claudia Sisan Escreveu um post sobre… A LENDA DO ABAETÉ – instrumental
Explicação bastante detalhada, muito prática e objetiva, certamente esclarece muitas dúvidas.
Abraços!
Laurentino Mello Escreveu um post sobre… Lançamento: Google Chrome 2.0
Olá, Webmaster,
Já há algum tempo venho acompanhando o progresso de seu blog e constato dia a dia
o aumento na qualidade de suas postagens.
Parabéns!!! Continue investindo nele e oferecendo informações valiosas.
Abraços.
Designer + Vigiado
Gustavo eu gosto de assinar por email, assino um monte e leio quase tudo.
@Rodrigo Piva – quando comecei a ler blogs e descobri os feeds minha forma de leitura mudou radicalmente, hoje não vejo sem eles,
um abraço.
Gustavo Freitas Escreveu um post sobre… Ideias Soltas: Uma nova atração no GF Soluções
Agora ficou fácil, Gustavo. Os feeds são ainda muito pouco explorados por aqui, mas creio que esse cenário mude em breve. Parabéns pelo artigo!
Abração
Rodrigo Piva Escreveu um post sobre… CurioLinks 2009 | 22 de Maio