Google revela o que o brasileiro pesquisa sobre os presidenciáveis

Google revela o que o brasileiro pesquisa sobre os presidenciáveis. Mais de 140 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas em outubro escolher o próximo presidente da república no Brasil.

Todos os dias, milhões de pessoas usam a pesquisa do Google para buscar informações de qualidade sobre o processo político: fazem perguntas sobre os candidatos, sobre os programas, sobre o processo eleitoral, buscam entrevistas, artigos sobre acontecimentos recentes, e muito, muito mais.


Esse conjunto de informações permite apontar tendências e mostrar o comportamento do brasileiro que usa o Google para se informar durante o período eleitoral, abrindo uma nova dimensão de compreensão dessas eleições.

Google revela o que o brasileiro pesquisa sobre os presidenciáveis

Com o objetivo de elevar a qualidade do debate e permitir que qualquer um possa compreender os padrões e tendências da pesquisa do Google durante a campanha presidencial, apresentamos dois lançamentos: a Central de Dados do Google Trends (g.co/trendseleicoes2018) sobre a campanha presidencial brasileira de 2018; e o projeto “Na busca do Candidato”, uma experiência visual interativa construída com dados do Google Trends sobre os presidenciáveis, feita especialmente para celulares e dispositivos móveis, e assinada pela designer brasileira Carol Cavaleiro.

Central de Dados do Google Trends é um celeiro de informações sobre o que os brasileiros estão pesquisando sobre os candidatos à presidência da república, o processo eleitoral no Brasil e os temas relevantes para as eleições. Os dados são atualizados em tempo real de acordo com o recorte temporal de cada visualização.

É importante lembrar que os dados do Google Trends representam interesse de busca no Google. Os dados não representam intenção de voto.

Na central de dados, você consegue visualizar quais candidatos estão gerando o maior volume de busca nos últimos sete dias. Basta clicar no nome do presidenciável e a central te leva para um painel do Google Trends com informações específicas sobre o postulante.

É possível ver o nível de interesse ao longo do tempo, o nível de interesse dividido por estados brasileiros, as principais perguntas que as pessoas fizeram sobre o candidato ou a candidata na última semana, e os principais termos relacionados. São as palavras que as pessoas digitam junto com a pesquisa pelo candidato.

A central também mostra o nível de interesse em todos os candidatos nos últimos sete dias. Essa visualização pode mostrar picos de interesse ou quedas, dependendo do que acontece durante a campanha presidencial e como isso influencia o interesse das pessoas que usam o Google. Também é possível comparar o nível de interesse pelos estados brasileiros, vendo qual candidato despertou maior curiosidade na última semana.

Também preparamos visualizações que mostram o nível de interesse do brasileiro em relação aos principais temas presentes nos planos de governo dos candidatos: saúde, educação, emprego, impostos e crime. Essa comparação pode ser feita ao longo do ano de 2018 e o interesse de busca em cada um dos temas nas últimas 24 horas em todos os estados brasileiros.

Quem acessar a central de dados vai poder conferir também o que os brasileiros estão perguntando sobre as eleições. Por exemplo, uma das perguntas mais feitas no Google nos últimos sete dias é “O que é democracia?”. Também é possível ver quais estados buscaram mais sobre o tema “eleições” na última semana.

Na busca do candidato é uma experiência interativa totalmente nova para descobrir o que as pessoas buscam pelos candidatos usando o Google. Você vai poder comparar os termos mais buscados entre os postulantes e descobrir semelhanças e diferenças. Também é possível ver quais personalidades, inclusive candidatos, são mais associadas aos presidenciáveis e como o interesse de busca pode gerar um perfil diferente para cada político.

Com mais de 115 milhões de brasileiros online, as eleições de 2018 deverá ter uma participação digital histórica. Com a nova central de dados do Google Trends e o projeto Na busca do candidato, esperamos ajudar nossos usuários a compreenderem o interesse das pessoas que usam o Google no Brasil para buscar conteúdo de qualidade e construir um voto mais informado.

Postado por Marco Túlio Pires, coordenador do Google News Lab no Brasil no Blog do Google Brasil.

Google revela o que o brasileiro pesquisa sobre os presidenciáveis
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.