Rick and Morty é uma série de humor Sci-Fi sobre as empreitadas Rick e seu neto Morty. Criada por Justin Roiland e Dan Harmon, exibida pelo Adult Swim.
Rick and Morty – passando por infinitos multiversos
Começou como uma paródia bem escrachada de De volta para o futuro, chamada The REAL animated adventures of Doc and Mharti. E pelo nível das piadas a animação era, claramente, +18. Roiland, então, decidiu manter as vozes dos personagens e refinar a aparência dos mesmos. Mas, antes que você pergunte, não, Rick and Morty não é “igual” a De volta para o futuro. É bem diferente, na realidade.
Quem são RIck e Morty?
Rick é um cientista alcoólatra e Morty é seu neto de 14 anos bastante inseguro. A série conta ótimos coadjuvantes, como Beth, a cirurgiã de cavalos, mãe de Morty e filha de Rick, que tem um casamento bem conturbado com Jerry, que sempre entra em discussões com o sogro, Rick, por conta de suas atitudes e dos lugares para onde ele leva o seu filho. Jerry também é muito inseguro (acho que já sabemos a quem Morty puxou). Além dos pais de Morty, temos a sua irmã Summer que, de início, parece só mais uma adolescente fútil e genérica, mas, ao longo dos episódios, vemos um grande desenvolvimento da personagem.
Além de tudo Rick é um cientista com alguns parafusos a menos, o que faz dele um cara que não mede as consequências de suas atitudes, então a grande maioria dos perigos que os personagens enfrentam ao longo da serie são culpa dele. Porém, ao longo das temporadas, vemos que existe um coração dentro daquela carcaça velha e bêbada.
Pontos positivos
Um dos pontos mais positivos de R&M é a construção do humor. Diferente de outras animações onde palavrões e hostilidade constroem as piadas, na série o humor é construído pelo contexto, fazendo os xingamentos e a violência meros complementos. Deixando, assim, as piadas menos previsíveis e o humor menos apelativo.
Outro grande ponto é a continuidade da história. Por mais que os episódios sejam bem distintos, é possível notar alguns detalhes da continuidade do plot. Isso passa uma ideia de que os autores querem chegar em algum lugar, não é só mais uma animação que te manda piadas por cima de piadas e acaba não chegando em lugar nenhum. Podemos ver essa continuidade através de pequenos diálogos ou em detalhes no cenário como, por exemplo, algo que foi destruído em um episódio sendo reparado em alguns episódios mais à frente (calma, isso não foi um spoiler, foi apenas um exemplo prático).
Da primeira vez que assisti essa série ela não conseguiu me prender e deixei de lado por um tempo, mas depois resolvi dar uma segunda chance e foi uma das melhores coisas que já fiz, agora sou uma super fã da série. Os personagens são bem diferentes e com isso nos faz aprender muito ao longo da série e depois de uns episódios assistidos você simplesmente não consegue parar mais.
Por esses e outros motivos, Rick and Morty está fazendo tanto sucesso, e sucesso merecido. É uma ótima opção para quem está afim de ver uma boa e divertida animação. Atualmente a série está na terceira temporada e as duas primeiras já estão disponíveis na Netflix.