Instalando plugins no WordPress

Quando comecei a utilizar o wordpress, senti uma grande diferença, pois estava no Blogger, onde não temos muitas opções para instalar plugins e por isso “apanhei” um pouco até conseguir instalar com sucesso algum plugin. Pensando nisso, resolvi escrever um pequeno tutorial de como instalar plugins no WordPress.

Nesse tutorial estarei passando os passos gerais, ou seja, que são utilizados para instalação em todos os plugins, para uma instalação específica de algum plugin o correto é procurar um tutorial específico para ele. Os passos gerais para instalar um plugin no WordPress são:

1. Localize o plugin que deseja e faça o download do arquivo zipado.

2. Descompacte o arquivo. Obs.: aqui vai uma dica importante nesse passo, quando descompactado, irá criar uma pasta e dentro dessa pasta estará os arquivos que devem ser transferidos para o servidor (passo 3) exemplo: plugin/plugin/arquivos.php, para o servidor mande a segunda pasta plugin, pois a primeira foi criada pelo programa utilizado para compactar os arquivos e em alguns casos atrapalha o funcionamento do plugin ou sua instalação.

3. Utilizando um cliente de FTP (eu utilizo o Filezilla) faça o upload da pasta para o servidor que hospeda sua instalação do wordpress (ex.: “diretoriowordpress”/wp-content/plugins, onde o nome em aspas deverá ser substituído pelo nome da instalação de seu wp, o meu fica em gfsolucoes.net/gustavo/wp-content/plugins). Qualquer dúvida nesse item procure o suporte de sua hospedagem.

4. Abra o admin de seu blog  e clique em plugins. O plugin transportado para o servidor aparecerá ai se tudo foi feito da maneira sugerida. Agora basta clicar em ativar e ele já será localizado no menu padrão do plugin e poderá ser configurado. Daqui em diante muda muito de um plugin para outro, sendo necessário, em alguns casos, procurar um tutorial específico para ele.

Leia outros artigos relacionados ao WordPress:

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    16 Comentários

    1. Para instalar-los tem que ter domínio pago,ou tbm funciona no gratuito?

    2. Olá meu amigo eu tenho um blog que estou terminando de dá a ele um visual mais moderno, sou radialista e como tal gosto do espetáculo deslumbrante da notícia.Mas eu estive lendo seu artigo mas não conseguir instalar a barra de enquete no blog. Não teria uma forma mais fácil?

      • Que eu conheça no momento não, mas se descobrir algo escrevo um artigo,
        abraço e sucesso.

    3. Lissa

      Olá. Tenho um site hospedado do wordpress. E gostaria de fazer um site de jogos com ele. Segui todos os passo para instalar o pluing. Deu tudo certo. Só não sei o que fazer agora,pois o pluing está instalado e não sei como usar. Como e onde colocar os códigos dos jogos que quero que fique no site. Baixei o pluing que encontrei no seu site o WB games Embed. Você poderia me dizer o que fazer depois da instalação e da ativação desse pluing?

    4. Carlos Keide

      Estou tentando instalar um plugin (tocador de áudio) no meu Blog e sempre esbarro na hora de acessar o comando “wp-content/plugins”.

      Já procurei vários tutoriais, em múltiplos sites e de variados idiomas, para ver onde está localizado este famigerado “wp-content/plugins” e não consigo localizar.

      A explicação que chegou mais perto do que estou precisando foi a sua, mas devo dizer que não foi suficiente para completar toda a operação.

      Os primeiros passos foram fáceis, ou seja, consegui executar com sucesso os passos N° 1 e 2 , mas quando chegou no N° 3 esbarrei num problema enfrentado por qualquer iniciante que ainda não domina a linguagem cibernética.

      Você colocou que deveria fazer o upload da pasta para o servidor que hospeda a instalação do wordpress (ex.: “diretoriowordpress”/wp-content/plugins, onde o nome em aspas deverá ser substituído pelo nome da instalação de seu wp, sendo que você colocou como ficou o seu: gustavo/wp-content/plugins).

      Olhando assim parece fácil, mas não é!!! Então eu pergunto???

      O que vem a ser “diretoriowordpress”?

      Quando você deu o exemplo que seria como “gustavo/wp-content/plugins”, pensei comigo… O que viria antes do Gustavo??? Seria http://www.? Ou http:// ???, afinal de contas o que antecede “Gustavo”?

      O meu blog é: http://www.carloskeide.blogspot.com/

      Aí eu passei a fazer várias simulações…

      http://www.carloskeide.blogspot.com/wp-content/plugins – NÃO DEU CERTO

      http://carloskeide.blogspot.com/wp-content/plugins – NÃO DEU CERTO

      carloskeide.blogspot.com/wp-content/plugins – NÃO DEU CERTO

      carloskeide/wp-content/plugins – NÃO DEU CERTO

      Fiz muitas outras, até cansar e desistir!!!

      O que faltou ser feito para eu conseguir desvendar este mistério… Abrir a pasta wp-content/plugins?

      Caso você possa me ajudar, agradeço desde já!!!

      Carlos Keide

    5. Parabéns amigo Gustavo, sempre com boas dicas, eu busco algo para o meu wordpress e acho vc, legal!

    6. Estou tentando instalar alguns plugins que encontrei como sendo os melhores pra se ter em blog. Porém essa parte wp-content/plugins quando coloco para acessar no meu blog não funciona. Fica uma página em branco. Preciso fazer alguma coisa antes? Valeu!

    7. Desculpe a minha ignorância!

      Já percebi tudo, mas a parte de mandar para o servidor é que nunca entendo. Já corri vários sites e não percebo.

      Já instalei o Filezilla, mas não sei o endereço de servidor, muito menos chegar ao ponto de mandar a pasta para o servidor wordpress. Sou mesmo um naba nisto.

      Se me puder ajudar, agradeço.

    8. Boa suas dicas, pricipalmente para quem não esta acostumado com a inteface do wordpress,
      parabéns!

    Deixe uma resposta